MERCADO: Fórum, em Maringá, aborda comportamento de preços para a soja e o milho
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma das grandes preocupações do setor agropecuário neste momento é comportamento dos preços da soja e do milho. Embalados pela aposta no etanol, muitos produtores estão optando pelo milho, gerando aumento na oferta e conseqüente queda nos preços. Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil a oferta de milho tende a crescer. Pensando nesse cenário, o Sistema Ocepar/Sescoop realiza na próxima sexta-feira, dia 20 de abril, o Fórum dos Profissionais de Mercado, em Maringá, no auditório da Cocamar. Segundo Robson Mafioletti, analista técnico e econômico da Ocepar, o objetivo é repassar a dirigentes, gerentes e técnicos das cooperativas agropecuárias um panorama sobre o mercado de soja e milho, comportamento de preços e também sobre as ações do Ministério da Agricultura para os próximos anos. Mafioletti lembrou que o preço ao produtor do milho já recuou de R$ 17 para R$ 15 a saca.
Palestras - Os palestrantes serão André Pessoa, da Agroconsult, e José Maria dos Anjos, do Ministério da Agricultura. André Pessoa vai abordar oferta e demanda e o comportamento dos preços. Já José Maria dos Anjos vai repassar aos participantes informações sobre o foco de trabalho do Mapa para os próximos anos, abordando desde a defesa sanitária até a redução da taxa de juros. As inscrições podem ser feitas com Gustavo ou Robson (telefone: 41 3200 1112 ou 3200 1111) e também através do site www.ocepar.org.br.
Relatório do USDA – De acordo com relatório do USDA (o departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a previsão área de plantio de milho nos Estados Unidos é de ampliação para a safra 2007/08 em 15,5% (4,9 milhões de hectares) em relação à safra passada. Devem ser semeadas nos EUA 36,60 milhões de hectares. Mafioletti observa que a questão-chave é o ritmo de plantio que neste ano está atrasado, conforme aponta o relatório semanal do USDA de evolução do plantio nos Estados. Até o momento o plantio foi realizado em 4% da área, se comparado com o ano passado tinha sido em 8% e na média dos cultivos de 2002 a 2006 tinha sido em 9%. O problema foi à ocorrência de neve na semana passada nos Estados mais ao Norte do País, no entanto, nesta semana as temperaturas voltaram a normalidade (de 5ºC a 10ºC). O cultivo do milho iniciou em inicio de abril e a soja começa nos próximos 15 dias.