MÍDIA: Analista da Ocepar fala sobre as perspectivas para a safra 2022/23 ao canal AgroMais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O analista de Desenvolvimento Técnico da Ocepar da área de Mercado, Salatiel Turra, falou ao Canal AgroMais, que é especializado em divulgar informações sobre o agronegócio, sobre as perspectivas em relação à safra 2022/23 e as condições climáticas esperadas para o ciclo. A entrevista foi concedida na sexta-feira (06/01), um dia após a realização do evento Prognóstico Climático 2023, promovido pela Ocepar com a participação do meteorologista Luiz Renato Lazinski e profissionais da assistência técnica e executivos das cooperativas paranaenses.
Favoráveis - Segundo Turra, as estimativas de safra são favoráveis especialmente para o Paraná. “É confortável falar de safra 2022/23 principalmente quando fazemos uma comparação com o mesmo período do ano passado, quando estávamos contabilizando os prejuízos devido às condições climáticas desfavoráveis, principalmente para a soja e milho. Nós tivermos uma perda na ordem de R$ 33 bilhões. Nesta safra, temos condições interessantes, apesar de estarmos em situação de La Niña ainda, que provoca seca na região Sul do País enquanto chove mais no Nordeste. Mas o Paraná está com uma condição bastante interessante. Quem está sofrendo um pouco mais são o nosso país vizinho, a Argentina, e o Rio Grande do Sul”, disse no início da entrevista. “Mas o Paraná está se destacando. Tem uma perspectiva de colher em torno de 21 milhões de toneladas de soja, num espaço de 5,2 milhões de hectares, o que é uma produtividade boa. Temos também uma condição de colher 3,9 milhões de toneladas de milho, com produtividade excelente esperada para a primeira safra. Então, até o momento, a perspectiva é bastante favorável para que essas produtividades atinjam seu potencial máximo”, acrescentou. Clique aqui para assisitir a entrevista na íntegra.
Balanço - O Canal AgroMais também exibiu um balanço sobre como foi o ano de 2022 para o agronegócio e as perspectivas para 2023, apresentado por Turra. Clique aqui para conferir.