Paraná, supermercado do mundo
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
O Paraná exportou US$ 8,6 bilhões em alimentos e bebidas para 172 países diferentes de janeiro a julho de 2024, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, analisados pelo Ipardes. O número de países interessados nos produtos paranaenses e a variedade comercializada reforçam a vocação do Estado de ser um dos principais e mais completos fornecedores de alimentos do planeta.
Para promover esses resultados positivos nas exportações, o Governo do Estado do Paraná realiza uma série de atividades para promover os produtos paranaenses. Uma dessas iniciativas foi montar no segundo andar do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, em Curitiba, gondolas com produtos paranaenses, inclusive de várias cooperativas. A iniciativa foi batizada: “Paraná, supermercado do mundo”.
Na segunda-feira (01/10), os superintendentes Robson Mafioletti e Nelson Costa, da Ocepar e Fecoopar, respectivamente, visitaram o espaço. “Esta é uma iniciativa importante e que ajuda a divulgar a qualidade dos produtos produzidos no Paraná, em especial, das agroindústrias cooperativas. Hoje, quase 50% do faturamento das cooperativas advém da agroindustrialização e já exportamos para mais de 150 países, além de abastecer a mesa de milhões de brasileiros de Norte a Sul”, comentou Mafioletti.
Ele lembrou que esta iniciativa, conta com o apoio da Associação Paranaense de Supermercados, a Apras, presidida por Carlos Beal. “O Sistema Ocepar também contribui com o envio de vários itens de produtos produzidos pelas cooperativas paranaenses e que estão em destaque nas gondolas do Palácio Iguaçu”, disse.
Reuniões com empresários
Além do “supermercado”, outra iniciativa do governo, é a realização de encontros com dezenas de empresários de diversas regiões do Paraná, no Palácio Iguaçu. Um desses encontros aconteceu nesta segunda-feira, quando o governador Ratinho Júnior apresentou um resumo com os principais números econômicos e sociais que ajudam a explicar a evolução do Estado em diferentes áreas nos últimos anos.
Ratinho Junior iniciou a sua apresentação destacando os principais índices econômicos do Estado, como o crescimento de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. “Este resultado é exatamente o dobro da média nacional, que foi de 2,9%, e está acima de países desenvolvidos, como Portugal, Estados Unidos e China”, afirmou.
O governador também mencionou o crescimento de 8,3% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Paraná em junho deste ano, um indicador medido pelo Banco Central para análise conjuntural da economia dos estados. Neste período, o IBCR paranaense ficou acima da média nacional, que foi de 3,1%, e superou o desempenho de estados como São Paulo (5,6%), Santa Catarina (4,4%), Rio de Janeiro (3,1%) e Rio Grande do Sul (2,2%).
Em termos setoriais, houve crescimento de 3,5% na indústria, de 6,9% no turismo e de 7,4% nos serviços nos 12 meses mais recentes analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os índices ficaram acima da média nacional neste período.
Um dos impactos diretos desse crescimento econômico acelerado pode ser visto na geração de emprego, também destacada por Ratinho Junior. Atualmente, o índice de desemprego no Paraná está em 4,4%, patamar abaixo de países como a Alemanha (6%), Canadá (6,4%), França (7,5%) e Índia (7%).
“O número de desempregados caiu pela metade desde 2019 no Paraná, passando de 560 mil para 279 mil pessoas, o que fez com que atingíssemos a menor taxa de desemprego da última década”, disse o governador. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)
FOTOS: Samuel Milléo Filho / Sistema Ocepar