PUBLICAÇÃO: Sistema Ocepar lança segunda edição ampliada do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná”
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Já está disponível no Portal Paraná Cooperativo a versão online da segunda edição ampliada e revisada do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná”. O conteúdo foi elaborado por profissionais da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec). Com 95 páginas, a publicação é dividida em cinco capítulos: Introdução; O Paraná e o agronegócio; Cooperativismo no Paraná; Emprego e Renda no Agronegócio e Agregação de Valor no Cooperativismo.
Indicadores - O estudo traz um resumo dos indicadores do agronegócio e do cooperativismo agropecuário paranaense, visando proporcionar uma compreensão rápida das bases dos dois segmentos no estado. O material, ilustrado com infográficos e mapas, serve como fonte de informações para cooperativas, organizações e sindicatos rurais tomarem decisões sobre investimentos. Os dados são baseados em fontes oficiais, como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Organização das Nações Unidas para Agricultura (ONU), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Departamento de Economia Rural (Deral) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).
Apresentação - Na apresentação, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destaca a importância do meio rural para o desenvolvimento do Paraná, com um papel significativo na geração de riqueza. “O estado é líder nacional na produção agrícola, contribuindo com 12,8% da produção de grãos, apesar de possuir apenas 2,3% do território do país. Além da agricultura, o Paraná possui uma cadeia agroalimentar completa, que abrange desde a pecuária até a comercialização de alimentos prontos, servindo como um modelo para o restante do país”, afirma. “A prosperidade do agronegócio paranaense está diretamente relacionada ao forte espírito cooperativo existente no Paraná. As cooperativas agropecuárias paranaenses são responsáveis por 70% da produção de soja, 62% do milho e 55% do trigo do estado. Além disso, elas desempenham um papel importante na capacidade de agroindustrialização. Presentes em todo o estado, impulsionam o desenvolvimento regional e a distribuição de renda”, acrescenta Ricken.
Clique aqui e confira na íntegra o conteúdo do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná”