REUNIÃO INSTITUCIONAL: Sistema Ocepar realiza encontro virtual com a Cocari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na tarde de sexta-feira (23/04), a diretoria da Cocari – Cooperativa Agropecuária e Industrial, com sede em Mandaguari, no noroeste do Paraná, em reunião remota, recepcionou o Sistema Ocepar, para a apresentação e discussão da situação econômico-financeira da cooperativa, por meio de indicadores e comparativos com outras cooperativas paranaenses do mesmo ramo e região. Esse acompanhamento objetiva manter a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e, principalmente, a solidificação do sistema cooperativista. Também durante o encontro foram abordados outros assuntos, como cenários do cooperativismo paranaense, assuntos sindicais, profissionalização, Plano Paraná Cooperativo 200, o PRC200, plano safra, infraestrutura, intercooperação.

Eficiência - Durante a abertura do evento, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, lembrou que, desde o ano passado, as reuniões institucionais têm sido realizadas de forma virtual em decorrência da pandemia da Covid-19 e que se revelaram eficientes como eram as presenciais. Neste formato, segundo o superintendente, “mais profissionais do Sistema Ocepar participam da reunião, pois, além do monitoramento, também há a possibilidade de abordar outros assuntos de interesse da cooperativa”.

Pauta - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken,  depois de enfatizar que as reuniões on-line possibilitam a participação de “todo o time do Sistema Ocepar o que contribui para termos uma comunicação perfeita com as cooperativas”, abordou vários assuntos da pauta, como análise de mercado, a questão da sanidade, com o reconhecimento do Paraná como livre de febre aftosa sem vacinação pela OIE, que deve vir no final de maio, o que permitirá ao estado acessar mercados de proteína animal tradicionais e que remuneram melhor. Também falou sobre infraestrutura, especialmente sobre a concessão de pedágio das rodovias e da privatização de aeroportos, além de estratégias a serem implementadas, em alguns casos com a participação do setor produtivo representado pelo G7. Destacou ainda a importância da continuidade de ações, articulada com a OCB junto à esfera econômica do governo federal, para que as cooperativas permaneçam acessando o crédito rural, entre outros tópicos.

Plano - Ricken enfatizou também o plano estratégico do cooperativismo, o PRC 200. “Queremos continuar nessa linha que nos diferencia, ao estabelecer rumos para que as cooperativas tenham amparo necessário para continuar investindo e avançando sempre. Queremos estabelecer no PRC 200 quais os projetos que temos de tocar para mantermos o crescimento das cooperativas do Paraná”, pontuou.

Reconhecimento - O presidente da Cocari, Marcos Antonio Trintinalha, que participou da reunião acompanhado do vice-presidente João Carlos Obici e de conselheiros fiscais e de administração, agradeceu pela reunião e destacou o profissionalismo da equipe técnica do Sistema Ocepar quanto à abordagem dos dados da cooperativa.

Participantes - Pelo Sistema Ocepar também participaram os superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, Nelson Costa, da Fecoopar, a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, o gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Flávio Turra, o gerente Sindical da Fecoopar, Anderson Lechechem, além de coordenadores de área do Sistema.

Conteúdos Relacionados