Roberto Rodrigues participa de evento empreendedor rural em Pinhais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues participou nesta segunda-feira (15), de um evento promovido pelo Senar e Sebrae, que reuniu no Centro de Convenções do Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, aproximadamente dois mil participantes das primeiras turmas do Programa Empreendedor Rural. No período da manhã o ministro realizou palestra aos presentes, entre os quais o presidente do Sistema Ocepar João Paulo Koslovski. À tarde, as equipes autoras dos 24 melhores projetos desenvolvidos nas turmas do programa apresentaram seus trabalhos. A cerimônia de premiação dos melhores projetos acontece à noite no Restaurante Madalosso, onde a Ocepar será representada pelo superintendente Nelson Costa.

Parceria - O Empreendedor Rural nasceu da parceria entre Senar-Pr e Sebrae-Pr, que uniram esforços no sentido de aliar conceitos da formação profissional rural e do empreendedorismo em um programa. O Senar-Pr tem por missão a qualificação e aperfeiçoamento dos produtores e trabalhadores rurais enquanto o Sebrae-Pr, trabalha no sentido de fortalecer a atividade das micro e pequenas empresas paranaenses, promovendo ações de desenvolvimento sustentável e competitividade. O Programa surge como oportunidade para trabalhadores e produtores rurais para aquisição de novos conhecimentos que contribuam o desenvolvimento pessoal e empresarial em seu meio, despertando e ampliando sua capacidade influenciadora nas transformações do setor e da sociedade.

Banca examinadora - O curso aconteceu ao longo do segundo semestre, em 12 encontros semanais. Além da teoria, os participantes desenvolveram um projeto que poderá ser implantado em sua propriedade, setor produtivo ou comunidade. Os melhores projetos estão passando pela análise de uma banca formada por professores da UFPR e USP e técnicos do Banco do Brasil, Sebrae-Pr, Senar-Pr, Emater e Instituto Agronômico de Campinas. Após seis dias de trabalho e análise de mais de 100 projetos, a banca chega aos 24 que serão premiados neste dia 10.

Projetos - Os trabalhos estão sendo avaliados com base na originalidade, abordagem conceitual de elaboração de projetos, profundidade e grau de esforço das análises e pesquisas, e na comprovação da viabilidade ou não do projeto em termos econômicos, financeiros e ambientais. ?Os projetos são uma boa amostra da eficiência do treinamento, refletem a estrutura dos tópicos analisados pelos instrutores?, diz Luiz Alberto Ambrósio, integrante da banca. Outro aspecto destacado pelo professor José Roberto Canziani, membro da banca, é em relação à estrutura dos projetos, que se diferenciam daqueles enviados a instituições de crédito com o intuito de captar recursos: ?são projetos de tomada de decisão do empreendedor, explicitam o risco do empreendimento?, afirma. (Com informações do Senar-Pr)

Conteúdos Relacionados