Show Rural Coopavel 2004 apresenta novidades na área de pesquisa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O sucesso do Show Rural Coopavel nos últimos anos tem rendido novidades não só ao evento, mas ao desenvolvimento agropecuário da região. Prova disso é a ?Casa da Embrapa?, que será inaugurada no Show Rural Coopavel/2004, que será uma extensão permanente para atender os agricultores da região. A Coopavel cedeu um pavilhão, dentro do Centro Tecnológico ? CTC, onde contará com profissionais da empresa trabalhando permanentemente e representando todos os centros de pesquisa da Embrapa.

Ampliação - Nos eventos passados, participavam apenas alguns centros de pesquisa, tais como pecuária de leite, aves e suínos, soja e milho. Já, no ano que vem participarão 24 unidades. Algumas estarão com experimentos no campo, outras apenas com demonstrações de seu trabalho na ?Casa da Embrapa?. Para prestar atendimento aos visitantes, a empresa contará com uma equipe de 51 pessoas. Segundo o gerente do CTC, Jorge Luiz Knebell, esta será uma estrutura de apoio, onde a empresa Brasileira de Pesquisa poderá dar continuidade aos trabalhos apresentados durante o Show Rural Coopavel. ?As apresentações realizadas durante o evento acontecem de forma muito rápida e muitas vezes o produtor não consegue assimilar todas as tecnologias abordadas, então, a própria Embrapa já estava sentindo necessidade de se manter mais tempo próxima do campo?, enfatizou Jorge.

As áreas demonstrativas - A unidade de Algodão, por exemplo, apresentará uma das principais novidades: o algodão colorido. Além de outras cultivares apresentadas pelo pesquisador Sérgio Ricardo de Paula Pereira, tais como: BRS AROEIRA, BRS IPÊ, BRS ITAÚBA, BRS 200 ? Marrom, BRS Verde, BRS Cedro. A unidade de Cultivo Orgânico, demonstrada por Jorge Gheller, apresentará cultivos orgânicos em parceria a com a Emater-PR. Já o pesquisador Celso Nascimento, da Embrapa Hortaliças apresentará variedades e técnicas de cultivos de tomate e berinjela, também em parceria com a Emater-PR. Outra unidade a apresentar pesquisa na prática é a de Fruticultura, pelo pesquisador Hugo Villas Boas, da Embrapa Transferência de Tecnologia/BSB em parceria com Odilon Peliser, da Emater-PR. Eles apresentarão uma relação das cultivares de fruteiras de maior produção multiplicadas pela GSM, tais como: Acerola; Banana; Coco; Goiaba; Graviola; Manga; Maracujá; Pupunha e Uva.

Embrapa - A Embrapa Soja e estão preparando unidades demonstrativas para apresentar novidades sobre Cultivares de soja X épocas de plantio; DRIS, Óleo vegetal combustível; Tecnologia para o Girassol; informações Institucionais; Tecnologias para Soja; e Arboreto. A Embrapa Floresta apresentara de forma institucional, o sistema Agro-florestal ? SAF. Enquanto que a unidade de Instrumentação Agropecuária vai apresentar Aeromodelo para imagens aéreas, Língua eletrônica (sensor gustativo), Fossa séptica biodigestora, Clorador Embrapa etc.

Agricultura Familiar - Enquanto que a Unidade de Trigo demonstrará cultivares; o MIP Grãos ? Tratador e Sementes tratadas com Terra de diatomáceas (pó inerte). além de um Mini silo em metal; um Mulching vertical, materiais Institucional e diversos A Embrapa Agropecuária Oeste demonstrará alternativas para Agricultura Familiar e Integração de Lavoura com Pecuária. Enquanto que a Unidade de Monitoramento por Satélite vai apresentar seu Institucional e diversos trabalhos de pesquisas realizadas pela unidade. E a Embrapa SCT terá inúmeras Publicações, vídeos e catálogos, entre outros impressos, a disposição dos visitantes.

Suínos - A unidade de Suínos e Aves vai demonstrar a prática de avaliações com Suíno em Cama Sobreposta, Tratamento de Dejetos Suínos, Suíno MS 60, Frango de Corte e Poedeira Colonial, Granulômetro e Compostagem de Carcaças. O setor de Gado de Corte contará com a presença das quatro filiais e apresentará, entre outras tecnologias, diversas espécies e manejos de pastagens, rastreabilidade, pastejo rotativo e, uma das principais novidades da área: a ovinocultura. Enquanto que em Gado de Leite participará a filial de Sete Lagoas / MG, também com parcelas demonstrativas no campo.

Diversos - As demais unidades, presentes de forma demonstrativa, em ambiente interno, na Casa da Embrapa, são: Unidade de Pesquisa Uva e Vinho; Unidade de Pesquisa Clima Temperado; Unidade de Pesquisa Arroz e Feijão; Unidade de Pesquisa Agrobiologia; Unidade de Pesquisa Tecnologia de Alimentos; Unidade de Pesquisa de Caprinos; Unidade de Pesquisa de Recursos Genéticos e Unidade de Pesquisa Meio Ambiente. Toda a coordenação está a cargo de Lineu Alberto Domit, da Embrapa Soja, unidade de pesquisa de Londrina.

Iapar com estrutura duplicada - O estande do Instituto de Pesquisa do Paraná ? Iapar, também estará com sua estrutura ampliada, em área duplicada, no próximo ano, onde serão apresentadas as novas tecnologias em manejo e conservação do solo; em plantas de cobertura de solo e componentes para semeadoras de plantio direto, com simulação. Também serão demonstradas novas variedades de mandioca, de amora, de milho, de algodão, de arroz e de feijão. No setor de pecuária o Iapar apresentará o Purunã, um cruzamento industrial formado pela mistura de quatro raças, mas que mantém a característica rústica original do Caracu. Além de forrageiras e do vitelo tropical, uma opção para o aproveitamento de bezerros em fazendas de gado de leite. A coordenação está a cargo de Rubens Siqueira e cada área contará com pesquisador e/ou especialista.

Conteúdos Relacionados