Sindiavipar participa de missão empresarial na África para impulsionar exportações avícolas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sindiavipar 28 01 2025O empresário Roberto Kaefer, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), está participando da Missão Empresarial África 2025, organizada pela ApexBrasil em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O evento – que começou no dia 27 de janeiro e vai até 7 de fevereiro – acontece em quatro países africanos (Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal) e reúne lideranças empresariais e governamentais para intensificar as relações comerciais e abrir novas frentes de negócios, com foco nas especificidades locais e no potencial de crescimento da demanda por produtos brasileiros.

Com um mercado que corresponde a 16,28% das exportações brasileiras de carne de frango em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Kaefer destaca que o continente africano se consolida como um destino estratégico para a avicultura paranaense e nacional. Somente naquele ano, o Brasil exportou aproximadamente 662 mil toneladas de carne de frango para os países da África.

“É uma região que apresenta características singulares que combinam um mercado consumidor crescente e a necessidade de alimentos de alta qualidade e segurança, características que o frango brasileiro atende com excelência. Participar dessa missão nos permite reforçar nossa presença em um mercado que já reconhece o valor do nosso produto”, salienta. Além das reuniões com empresas e autoridades africanas, a agenda contará com apresentações de estudos sobre a economia do continente e estratégias para adaptação às normas locais de importação.

Kaefer ressalta que a participação do Sindiavipar reforça o comprometimento da entidade em impulsionar a avicultura paranaense e nacional, ampliando mercados e garantindo a excelência brasileira no setor. “A África é um mercado em expansão, com grande potencial para a avicultura brasileira, especialmente pela crescente demanda por proteína animal de alta qualidade. Participar dessa missão nos permite não apenas fortalecer os laços comerciais com a região, mas também demonstrar o compromisso do Paraná em atender às exigências dos mercados mais desafiadores do mundo. Estamos otimistas com os resultados que essa aproximação pode gerar para o setor e para toda a cadeia produtiva avícola”, pontua.

A missão inclui rodadas de negócios, reuniões estratégicas e visitas técnicas, possibilitando a troca de experiências e a identificação de novos parceiros comerciais.

Sindiavipar

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa as indústrias de produtos avícolas. A carne de frango produzida no Paraná é exportada para 150 países.  

O processamento de aves no Paraná se concentra em 29 municípios e 35 indústrias. Além disso, a avicultura gera 95,3 mil empregos diretos e cerca de 1,5 milhão de empregos indiretos no Estado. São mais de 19 mil aviários, aproximadamente e 8,4 mil propriedades rurais distribuídas em 312 municípios paranaenses. As indústrias associadas ao Sindiavipar são responsáveis por 97% da produção estadual.  

Segundo o Relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil ocupa o primeiro lugar no mercado global de carne de frango, sendo o principal exportador do produto. Só o Paraná foi responsável por quase metade (41,7%) das exportações em 2023 (Imprensa Sindiavipar).

Conteúdos Relacionados