Sistema Ocepar promove Fórum de Modernização da Infraestrutura e Logística
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O Sistema Ocepar realizou, na sexta-feira (10/10), o I Fórum de Modernização da Infraestrutura e Logística do Paraná. O evento, realizado de forma online, teve por objetivo apresentar a situação atual e o estágio das obras das principais rodovias paranaenses. Participaram profissionais e gestores das cooperativas dos ramos agropecuário e de transporte. O ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, também prestigiou o fórum.
O evento foi aberto pelos superintendentes do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, e da Federação das Cooperativas do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa. “A intenção desse encontro é debater, com as lideranças cooperativistas, os investimentos que estão sendo realizados em nosso estado nas principais rodovias”, disse Costa. Ele lembrou que dos seis lotes concedidos à iniciativa privada, quatro já estão em andamento – são os lotes 1, 2, 3 e 6. E os outros dois serão leiloados ainda este mês na Bolsa de Valores do Brasil, a B3, em São Paulo. O leilão do lote 4 acontece no dia 23 e o do lote 5, no dia 30.
“Esse tema – infraestrutura e logística – faz parte do planejamento estratégico das cooperativas, o PRC300”, declarou Robson Mafioletti, acrescentando ser “importantíssimo para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil, com impacto direto na rentabilidade do nosso negócio e mesmo na viabilidade futura das cooperativas, especialmente dos ramos agropecuário e de transporte que estão aqui hoje”. Mafioletti reforçou o convite a todos os presentes para participarem das reuniões de núcleos do Sistema Ocepar que acontecem de 13 a 16 de outubro, em todas as regiões do Paraná. Centro-Sul (Guarapuava, 13/10), Sudoeste (Pato Branco, 14), Norte-Noroeste (Ubiratã, 15) e Oeste (Cascavel, 16).
Observatório dos pedágios
O superintendente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, fez uma apresentação, detalhando o estágio atual das obras que estão em andamento, nos quatro lotes já concedidos. Ele falou também dos dois próximos lotes, que irão a leilão este mês. Mohr informou sobre o monitoramento da execução dos contratos de concessão e apresentou o Observatório dos Pedágios (https://observatoriodospedagios.org.br/), uma plataforma, criada por iniciativa do Sistema Fiep, para o acompanhamento da execução dos contratos de concessão rodoviária em vigor no estado do Paraná.
“Nessa plataforma, é possível consultar o mapa das obras, com todo o detalhamento sobre o investimento, o estágio atual da obra por trecho, as tarifas de pedágio. Além disso, é possível monitorar o cronograma de execução das obras e outros atos contratuais relevantes, como revisões tarifárias e aditivos”, explicou Mohr, acrescentando que todas as informações são constantemente atualizadas. Segundo ele, a plataforma favorece o controle social sobre um assunto que tem grande importância para a segurança dos usuários das rodovias e para a economia do Paraná. “Sabemos da importância desse tema, especialmente para as cooperativas paranaenses, que precisam muito das nossas rodovias em bom estado, funcionando bem, de forma fluida, com custo logístico baixo e pedágios a custos competitivos”, destacou.
Rodovias estaduais
A diretora técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Janice Souza, apresentou um panorama sobre a situação das estradas. Ela informou que a previsão de execução de obras pelo DER/PR, no período de 2019 a 2026, ultrapassa os R$ 6 bilhões em investimentos. Desse total, 26 obras estão em andamento, correspondendo a R$ 4 bilhões. Outras obras, no valor de R$ 500 milhões, já foram licitados e aguardam apenas a ordem de serviço para serem iniciadas. E há ainda R$ 1,8 bilhões para serem licitadas. Ela explicou que em muitos trechos a opção tem sido pelo pavimento rígido (concreto) por ser mais resistente e, portanto, de maior durabilidade em comparação ao pavimento flexível, que é o modelo convencional. “A previsão é que 8% do total da malha rodoviária estadual seja feita com pavimento rígido”, informou. A opção, segundo ela, tem um custo maior de implantação, mas com o tempo é mais econômico já que o custo de manutenção é bem menor.
Estradas rurais
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, falou sobre a iniciativa da pasta de investir R$ 1,5 bilhão para o fortalecimento da infraestrutura rural, para melhorar a trafegabilidade das estradas rurais. São recursos a fundo perdido destinado a 397 municípios. Cada prefeitura recebeu um teto de R$ 3,7 milhões para a aquisição de equipamentos, conforme suas necessidades — entre eles motoniveladoras, tratores de esteira, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, caminhões basculantes e rolos compactadores. “É o maior investimento do Brasil em conservação de água, solo e combate à erosão, com foco na melhoria das estradas rurais. E o resultado já é visível”, declarou Nunes.