SISTEMA OCEPAR: SOS Rio Grande do Sul e as cooperativas paranaenses

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Outro assunto abordado durante a reunião das diretorias da Ocepar e Fecoopar, realizada nessa quinta-feira (09/05), de forma virtual, foi a tragédia que abateu o Estado do Rio Grande do Sul com uma das maiores enchentes dos últimos 83 anos, que impactou 1.476.170 de pessoas, 67.542 em abrigos nos 425 municípios atingidos pelas chuvas dos 497 existentes, com 107 mortes até o momento, 136 desaparecidas e 374 feridas.

Ocergs - Para falar sobre as principais medidas já adotadas no Estado e a situação das cooperativas gaúchas, participou da reunião, o gerente de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Tarcísio Minetto. Ele fez um relato sobre a situação dramática que estão enfrentando. “É uma verdadeira catástrofe! Há mais de nove dias tudo está parado em todas as regiões. Boa parte da nossa infraestrutura foi comprometida. Com localidades ainda sem acesso algum por terra. Vamos precisar de mais de R$ 300 milhões para recuperar somente as redes de energia. Números iniciais apontam que algumas cooperativas já superam mais de R$ 3 milhões em prejuízos até o momento e que irá se agravar ainda mais, pois a água não baixa e estamos com mais chuvas caindo”, lamentou.

Contatos - Minetto comentou que a Ocergs está em permanente contato com autoridades do Governo do Estado para buscar medidas de apoio e do Ministério da Agricultura pós as inundações e com várias organizações estaduais, entre as quais o Sistema Ocepar. “São muitos municípios debaixo d´água, especialmente no Vale do Taquari, região mais atingida. Em Porto Alegre a sede da Ocergs está inundada e todos os funcionários estão trabalhando em home-office”, informou.

Esperança - Ele comentou que, juntamente com a OCB e com todas as organizações estaduais, foi lançada uma campanha intitulada “Juntos vamos reconstruir o Rio Grande do Sul”. Numa parceria com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecooagro-RS), Instituto Unimed RS, Fundação Sicredi, Instituto Sicoob, Amigos do Bem Cresol e Instituto Unicred Geração, foram disponibilizadas contas para depósitos através de Pix para ajudar em diversas frentes, para recuperação de estruturas e medicamentos. “Neste primeiro momento, precisamos de recursos financeiros, após a regularização das estradas, podemos pensar em outras iniciativas de todas as cooperativas. Com a força de todos os gaúchos e a solidariedade do cooperativismo, vamos vencer e reconstruir o Rio Grande do Sul”, frisou Minetto.

Orientação - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou que, na sexta-feira da semana passada, através de um ofício encaminhado a todas as cooperativas, foram dadas todas as orientações de acordo com aquilo que foi acordado com a OCB e Ocergs sobre as doações neste momento. “Vamos reforçar este comunicado, conforme destacado por Minetto, neste momento a ideia é centrar esforços na contribuição com recursos financeiros, através dos canais oficiais criados pelas cooperativas”.

Dia C- Ricken solicitou a Tânia Zanella, superintendente da OCB, que estava participando a reunião, “para que a celebração do Dia de Cooperar neste ano, seja uma oportunidade de mobilizar todas as organizações estaduais para que todas as arrecadações, através de ações de solidariedade, sejam destinadas para o Rio Grande do Sul. Esta é uma sugestão que foi apresentada pelos diretores da Ocepar, Solange Pinzon de Carvalho Martins e Jean Rodrigues”, destacou Ricken.

Pior fase - Para Solange, “a pior fase que virá será após a água baixar. As águas vão, mas a tragédia ficará” argumentou. Ela lembrou “que são muitas famílias que perderam tudo e que é difícil ficar indiferente neste momento. Por isso precisamos realizar uma mobilização nacional para que possamos, também através do Dia C, poder reconstruir a vida dessas pessoas. Quem sabe doar, tijolos, telhas para reconstruirmos escolas municipais, por exemplo”, frisou. Os demais diretores concordaram com a proposta apresentada que deverá ser encaminhada pelo Sistema Ocepar para a OCB nos próximos dias.

Conteúdos Relacionados