Curso capacita 155 conselheiros fiscais em abril; mais duas formações serão realizadas em maio
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em abril, o Sistema Ocepar capacitou, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), quatro turmas do Curso para Conselheiros Fiscais, totalizando 155 participantes. A última formação do mês ocorreu nos dias 29 e 30, na sede da Cocamar, em Maringá, com a presença de 30 representantes de vários ramos do cooperativismo, tendo como instrutores a coordenadora de Cooperativismo, Eliane Festa, e o analista Edson Luis C de Souza, ambos do Sescoop/PR.
“Contamos com uma turma muito participativa, bem diversificada, com conselheiros em primeiro mandato e outros com mais de uma gestão, de vários ramos, o que enriqueceu as discussões. Vários conceitos foram abordados e reforçados, com ênfase na troca de experiências com os participantes, que foi bem produtiva. Durante a capacitação questões práticas foram abordadas e discutidas, com o objetivo de auxiliar no desempenho da função”, afirma Edson Souza.
Ainda no mês passado, foram treinadas as turmas de Ponta Grossa, na sede da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, nos dias 14 e 15 de abril, com 22 participantes; de Cascavel, nos dias 24 e 25 de abril, com 68 participantes, na Casa Paraná Cooperativos, localizada no Parque Tecnológico da Coopavel, e de Curitiba, nos dias 28 e 29 de abril, na sede do Sistema Ocepar, com 31 participantes.
Turmas
Em maio, haverá a capacitação de mais duas turmas: de Londrina, na sede da Integrada, no dia 21 de maio, das 8h30 às 17h30, e no dia 22 de maio, das 8h às 12h30. A última turma vai se reunir em Pato Branco, na sede da Cooperativa Tradição, no dia 27 de maio, das 8h30 às 17h30, e no dia 28 de maio, das 8h30 às 16h30.
Conteúdo
Durante a formação, os participantes recebem orientações sobre como desempenhar a função com efetividade, visando à adequada governança cooperativa, de acordo com as exigências previstas na Resolução 009, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O curso tem validade de três anos e é destinado aos conselheiros fiscais eleitos e também cooperados com interesse em atuar no Conselho Fiscal. São abordados conteúdos ligados ao cooperativismo, governança, o papel do Conselho Fiscal, análise de balanço, demonstração financeira e análise de indicadores de gestão.
Instrutores
O curso é ministrado pelos profissionais do Sistema Ocepar. Podem se inscrever representantes de todos os ramos. As inscrições devem ser efetivadas por meio de formulário eletrônico. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail