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SESCOOP I: Educação a distância é meta para 2012

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Visando proporcionar um alinhamento conceitual e a troca de experiências com outras entidades do Sistema S, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está recebendo a primeira reunião do Comitê Técnico de Educação a Distância. Os membros do comitê estão reunidos nesta segunda e terça-feira (28 e 29/11), na sede do Sescoop, em Brasília (DF).

 

Estudos - Ainda em março deste ano, a unidade nacional, com apoio do Sescoop/SP, iniciou uma série de estudos para implantação do projeto de educação a distância (EaD) no sistema cooperativista. Em julho, o conselho nacional aprovou a proposta elaborada pelas duas unidades, que prevê o desenvolvimento do projeto a partir de 2012. “O comitê foi constituído para garantir a adequabilidade do projeto às necessidades das unidades estaduais”, explicou a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar. Fazem parte do grupo os estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além da unidade nacional do Sescoop, com membros das gerências de Formação e Qualificação Profissional, de Pessoas e de Tecnologia da Informação.

 

Nivelamento conceitual - Nesta primeira reunião do comitê, especialistas estão proporcionando um nivelamento conceitual aos participantes.  Além disso, estão sendo apresentadas as práticas desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que já realizam ações de educação na modalidade a distância. “Estas apresentações trarão subsídios importantes para o desenvolvimento do nosso projeto”, afirmou Andrea.

 

Experiências - O assistente técnico do Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Solon Coutinho Neto, e o Analista Técnico do Sebrae, Rodrigo Estrela, foram os convidados da parte da manhã. Ambos são gestores do projeto de EaD em suas instituições e apresentaram aos membros do comitê as suas experiências com educação a distância.

 

Programação - O período da tarde foi reservado para a capacitação conduzida pela consultora Márcia Matos, responsável pela implantação do EaD no Sebrae nacional. A capacitação seguiu durante a manhã desta terça-feira e, à tarde, os membros do comitê se concentram no planejamento das atividades para 2012. (Informe OCB)a

APRENDIZ COOPERATIVO: Sescoop apresenta material do Programa

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A matriz do Programa Aprendiz Cooperativo foi divulgada para todos os estados durante o II Encontro de Coordenadores da Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). No evento, os representantes das unidades estaduais tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia e os materiais didáticos e de apoio do programa. “No primeiro semestre de 2012, os estados estarão aptos a apresentar às cooperativas todo material para, de fato, executar o programa”, destacou a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar.

 

Qualidade e benefício - Todo o material didático foi disponibilizado aos coordenadores, incluindo os manuais de operacionalização, do professor e de gestão e avaliação do programa. Adriano Fassini, superintendente do Sescoop/AM, ressaltou a qualidade do material produzido e o benefício que a sua aplicação trará ao estado. “Queremos ser proativos nesse processo, e o Sescoop teve a brilhante ideia de criar um programa adequado às necessidades das cooperativas. O material foi muito bem formatado, muito bem feito; o grupo está de parabéns. O manual de gestão é completo, riquíssimo em ferramentas para serem aplicadas e vai ser o nosso norte”, afirmou.

 

Prestação de contas - Na opinião de Vanessa Christófoli, do Sescoop/PR, o encontro representou uma prestação de contas do trabalho da equipe empenhada nos últimos anos em consolidar esse material. “É um evento de resultados. Estamos vendo na prática o trabalho pensado e refletido por representantes de diversos estados. Alguns que já atuam com o programa, outros que têm diversas expectativas. Todo esse esforço converge para alcançarmos o modelo ideal”, disse.

 

Dificuldades - Na Bahia, estado que ainda não aplica o programa, a realidade logística apresenta algumas dificuldades. Segundo a técnica Jussiara Lessa, o ano de 2012 vai trazer o desafio de vencer essas barreiras para colocar o programa em efetivo funcionamento. “Estamos muito esperançosos e empolgados com o sucesso da implantação. Acontece que na Bahia, pela extensão do estado, encontramos dificuldades pois os municípios são distantes uns dos outros e na maioria dos casos não há aprendizes suficientes para formar uma turma. Em 2012, vamos trabalhar intensamente para firmar as parcerias necessárias de modo a viabilizar a implantação do Aprendiz Cooperativo”, explicou.

 

Interlocução - Segundo Andréa Sayar, a interlocução com as unidades estaduais é essencial para conhecer as necessidades e adequar o programa às realidades dos estados. “Esta é a oportunidade que temos, enquanto unidade gestora do programa em âmbito nacional, de ouvir os anseios e realidades dos estados, uma vez que, aqui, nós não operacionalizamos as ações”, explicou. A gestora afirmou, ainda, que estão previstos encontros anuais de manutenção além de mais um encontro no primeiro semestre de 2012 para uma avaliação de demandas e encaminhamento de questões de ordem legal. (Informe OCB)

EMATER: Projeto divulga tecnologia para redução do uso de agrotóxicos na soja

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COOPERJOVEM: Alunos são premiados no Encontro de Agentes de Desenvolvimento

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RAMO CRÉDITO I: Sicredi investe em profissionalização

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Com foco na profissionalização, o Sicredi assinou um termo de cooperação com a Academia das Cooperativas Alemãs (ADG). Pelo acordo, colaboradores e dirigentes do sistema cooperativo de crédito receberão, anualmente, uma capacitação com objetivo de aperfeiçoar a atuação e buscar resultados cada vez mais eficientes para cooperativas e associados.

 

Visita - O documento foi assinado na semana passada. É resultado da visita de integrantes do sistema cooperativista brasileiro à Alemanha, organizada pela Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV). Segundo o coordenador do conselho consultivo especializado do ramo crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e presidente do sistema Sicredi, Manfred Dasenbrock, o acordo facilitará a aprendizagem do quadro funcional, uma vez que o modelo alemão é referência para o segmento, principalmente nas áreas de controle interno, supervisão e auditoria.

 

História - “A universidade cooperativa (ADG) capacita auditores, técnicos e executivos para tocar o dia a dia das cooperativas. Além disso, a história do cooperativismo de crédito na Alemanha confirma que o país passou, ao longo dos séculos, por diversos altos e baixos, como guerras e a própria crise mundial da atualidade, e os bancos cooperativos alemães sempre se mostraram bastante sólidos e capazes de resistir às dificuldades”, explicou Dasenbrock.

 

Saiba mais – O termo de cooperação vai proporcionar o envio de profissionais brasileiros à Alemanha para cursos e treinamentos específicos. A primeira turma já está programada para agosto de 2012. Confira os detalhes na entrevista de Manfred Dasenbrock RádioCoop. (Informe OCB)

SESCOOP/PR I: Finalistas do concurso de redação serão premiados nesta quinta

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Os alunos finalistas do Concurso de Redação promovido entre os estudantes que participam do Programa Cooperjovem no Paraná serão premiados nesta quinta-feira (17/11), durante o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento e Autogestão (DA) e de Desenvolvimento Humano (DH) que acontece no Hotel Estância Betânia, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Os alunos que obtiveram as três primeiras colocações nas duas categorias do concurso vão ganhar uma bicicleta cada um e agora concorrem com outros finalistas da etapa nacional.

 

 

Temas - A edição 2011 trabalhou com dois temas para atender às faixas etárias do público do Programa Cooperjovem: a categoria I, dirigida aos alunos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental, teve como tema “Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente”. A categoria II, direcionada àqueles matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, teve como tema ”Juventude – o futuro das cooperativas”. Cerca de cinco mil redações concorreram ao prêmio nesta edição promovida no Estado. Clique aqui e confira a lista dos campeões paranaenses de 2011.

 

Encontro - O Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento prossegue até sexta-feira (18/11) com o objetivo de avaliar os resultados do ano e planejar as ações para 2012, buscando a melhoria contínua e a integração entre as áreas de DH e DA no Sescoop/PR e nas cooperativas. O evento deverá reunir 70 participantes. 

 

Programação – A palestra de abertura será ministrada pelo doutor em Comunicação, Dado Schneider, que vai falar sobre relacionamento entre diferentes gerações dentro de uma organização. Uma equipe da consultoria empresarial El-Kouba vai realizar atividades de integração vivencial. Haverá ainda uma apresentação da cantora paranaense Maria Eliane Bastos, seguida da entrega do Prêmio Cooperjovem de Redação.

 

Informações - Mais informações com a analista de Desenvolvimento Humano, Fabianne Ratzke, (41 3200-1126 / Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) ou com a assistente de treinamento Stella S.Tonatto, (41 3200-1129 / Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.).

 

Clique aqui e confira a programação completa do Encontro Estadual dos Agentes de DH e DA

PRODUÇÃO FLORESTAL: Profissionais de cooperativas trocam informações em Cafelândia

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ARRECADAÇÃO: Técnicos das unidades estaduais participam de encontro sobre o tema

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Nos próximos dais 28 e 29 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promove o IV Encontro Nacional de Controle de Arrecadação do Sescoop. Na ocasião, cerca de trinta profissionais estarão reunidos para receberem uma capacitação aprofundada sobre utilização do sistema GFIP/SEFIP, da Receita Federal. Segundo o coordenador de Processos Financeiros do Sescoop, Carlos Baena, o objetivo do evento é reunir os responsáveis pelo controle das contribuições da instituição para um alinhamento de procedimentos. “É fundamental que os técnicos repassem esses conhecimentos às cooperativas”, destaca.

 

Consultor - O encontro será conduzido por um consultor especialista em legislação previdenciária, com experiência em ministrar cursos na prática de GFIP/SEFIP. Cada participante terá um computador à sua disposição para poder simular, em tempo real, a alimentação dos dados no sistema.  “Assim, todos podem visualizar na prática as eventuais dificuldades e aproveitar para sanar as dúvidas que surgirem”, explica Baena.

 

Ferramenta - De acordo com o gestor, o sistema GFIP/SEFIP é a ferramenta por meio da qual a Receita Federal identifica para quem devem ser repassados os recursos provenientes das contribuições das cooperativas. “O erro no preenchimento é fatal para que o recurso não chegue ao Sescoop. Por isso é de extrema importância que todos conheçam profundamente os códigos e as devidas aplicações”, resume. (Informe OCB)

RAMO CRÉDITO III: Canadenses apresentam observatório internacional de cooperativismo

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O Observatório Internacional de Cooperativas de Serviços Financeiros foi apresentando nesta quinta-feira (10/11) à diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Trata-se de uma plataforma de informática trilingüe que tem o objetivo de compilar informações sobre o cooperativismo de crédito no mundo e fomentar seu conhecimento e análise. A explanação foi feita pela coordenadora da Escola de Negócios HEC Montréal, Inmaculada Buendía Martinez,  e o diretor do Observatório Internacional de Cooperativas de Serviços Financeiros, Benoit Tremblay, na sede da Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF).

 

Bases de dados - O observatório é composto por duas bases de dados: uma sobre as instituições integrantes do setor e outra que funciona como uma biblioteca virtual. A primeira delas reúne indicadores qualitativos e quantitativos sobre as cooperativas de crédito, seus organismos de representação e entidades de supervisão e controle. O sistema será preparado para que o material possa ser exportado em formato excel. A segunda tem como principal função armazenar, conservar, difundir e promover o acesso dos usuários a documentos eletrônicos sobre o segmento.

 

Brasileiro - Na ocasião, Inmaculada Martinez e Benoit Tremblay também conheceram o Observatório do Cooperativismo Brasileiro (http://www.fearp.usp.br/cooperativismo/index.php ), criado a partir de um convênio entre a OCB e a Universidade de São Paulo (USP). O projeto prevê o fortalecimento do cooperativismo no país com a concessão de recursos para apoio a atividades de pesquisa e análise de dados sobre o movimento no ambiente acadêmico. As instituições têm uma parceria que mantém um banco de dados atualizado com pesquisas sobre economia, gestão, contabilidade, controladoria e auditoria em cooperativas.

 

União de esforços - Para o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, é importante unir esforços para o desenvolvimento de pesquisa sobre o cooperativismo no mundo. “Precisamos democratizar o conhecimento para o maior número de pessoas e expandir, assim, a atuação do nosso segmento no mundo”.

 

Presenças - Também acompanharam a reunião o superintendente da OCB, Renato Nobile, os gerentes Geral de Operações, Ryan Carlo e de Desenvolvimento de Cooperativas, Mauricio Alves e a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andréa Sayar. (Informe OCB)

RAMO SAÚDE: Sescoop investe na formação de 400 gestores

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Com o objetivo de formar e capacitar profissionalmente gestores das áreas financeira e contábil das cooperativas Unimed e Uniodonto, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está viabilizando a participação de 400 profissionais no curso Métodos de Custeio e Planejamento Orçamentário – Aplicável a Cooperativas da área de Saúde, organizado pela Fundação Unimed.

 

Carga horária - A formação tem carga horária de 16 horas e as aulas acontecerão em 17 cidades, entre os meses de outubro e dezembro. O Sescoop promove o apoio logístico, financeiro e na elaboração do conteúdo aplicado. “Será um momento para debates sobre questões do dia a dia contábil-financeiro, proporcionando um eficaz ponto de encontro, de integração e de trocas de experiências sobre as questões econômicas de uma cooperativa”, define o gerente do ramo de Saúde da Organização das Cooperativas Brasileiras, Laudo Rogério dos Santos.

 

Gestão empresarial - Segundo o gestor, o projeto tem como finalidade a aplicação dos mais avançados conhecimentos e metodologias de apoio à gestão empresarial no que se refere a custeio e planejamento orçamentário para cooperativas. “Este é o segundo módulo de um programa de capacitação continuada, que teve início em 2010, quando mais de 390 gestores do ramo Saúde passaram por uma atualização sobre normas contábeis internacionais”, destacou. Rogério ressalta que a ideia é fazer com que, tanto dirigentes quando gestores de todos os setores administrativos das cooperativas sejam contemplados com alguma capacitação de caráter continuado, cujos conteúdos abordem assuntos relevantes para a gestão das entidades.

 

Premissas constantes - O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Maurício Alves, destaca que as questões de governança são premissas constantes no foco da instituição. “O Sescoop vem apoiando iniciativas como essa, que privilegia a boa gestão cooperativista. Nesse momento, estão sendo beneficiadas essas cooperativas, mas estamos estudando uma forma de ampliar o alcance deste trabalho”. E complementou: “a Unimed e a Uniodonto são detentoras de excelentes práticas organizacionais e ao Sescoop, focado em sua missão, compete dar suporte à manutenção desse quadro e, sempre que possível, proporcionar novo aprendizado”, afirma. (Informe OCB)

CONVENÇÃO FACIAP: Cooperação prevê dinamismo empresarial em regiões de baixo IDH

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Representantes do poder público e de entidades de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas firmaram, nesta semana, em Foz do Iguaçu, um termo de cooperação com o objetivo de dinamizar o ambiente empresarial em regiões de baixo desenvolvimento do Paraná. O acordo foi formalizado durante a XXI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), no Mabu Thermas & Resort, e vai beneficiar quatro territórios do Estado: Vale da Ribeira; Paraná Centro; Norte Pioneiro; e Cantuquiriguaçu.

 

Baixo IDH - Juntas, as regiões reúnem 74 municípios, aproximadamente 1 milhão de habitantes e cerca de 30 mil pequenos empreendimentos. São municípios com baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa (IDMPE). “Queremos melhorar o ambiente empresarial nessas regiões, historicamente, desfavorecidas. Com micro e pequenas empresas mais fortes, haverá maior geração de empregos com carteira assinada e renda”, aposta o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa.

 

Signatários - Firmaram o acordo de cooperação representantes da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim); Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Agência de Fomento do Paraná; Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal; Centro de Integração Tecnologia do Paraná (Citpar); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampepar); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Paraná (Senar-PR). (Agência Sebrae de Notícias no Paraná)

COCAMAR: Concurso vai premiar produtividade na safra 2011/12

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A partir da safra de verão 2011/12, o departamento de Produção Agrícola da Cocamar volta a promover o Concurso de Produtividade de Soja, destacando os melhores resultados a campo. Entre os objetivos, de acordo com a cooperativa, estão aumentar as médias de produtividade na área de atuação, criar um ambiente regional que estimule os cooperados a desafiar seus conhecimentos e a incentivar o uso de práticas inovadoras de cultivo. Para participar, os produtores interessados devem buscar orientações junto aos técnicos dos entrepostos a que pertencem. O concurso vai abranger as regiões onde a Cocamar vinha atuando tradicionalmente, no noroeste do Estado, e também o norte, polarizado por Londrina. (Imprensa Cocamar)

COASUL: Cooperativa forma quarta turma de lideranças cooperativistas

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A Coasul Cooperativa Agroindustrial realizou no último dia 04 de novembro em São Joao (PR), a formatura da quarta turma do Programa de líderes cooperativos. Trinte e dois jovens agricultores, associados, esposas (os) ou filhos de associados, receberam certificados de conclusão do curso, que teve duração de 80 horas. Na abertura do evento, o professor Albino Gawlak ministrou a palestra sobre liderança cooperativista para as mais de 100 pessoas presentes.

 

Aulas - As aulas do curso foram ministradas na sede da cooperativa pelos palestrantes Albino Gawlak e Juacir João Wischneski, em quatro módulos. O programa de formação de líderes teve por objetivo despertar o sentimento de liderança, capacitar os líderes para o dia a dia na propriedade e na comunidade, noções em cooperativismo e administração.

 

Família - O Diretor vice-presidente da Coasul, Sr. Jacir Scalvi, destacou durante o evento que a família é a base para o bom aproveitamento de cursos como este. Além disso, ressaltou que é importante, pois os jovens irão assumir muitos cargos de liderança durante toda sua vida.

 

Futuro - Para o formando Alisson Klassen, de Sulina, o curso é de grande valia. “Já comecei a aplicar em casa muitas das coisas que aprendi. A troca de ideias com os instrutores e com os outros participantes também contribuem com o nosso dia a dia na propriedade”, destaca. Ele também relata que o programa é necessário para o futuro da cooperativa, “tendo em vista que muitos dos participantes poderão assumir cargos dentro da Coasul”. (Imprensa Coasul)

COOPERJOVEM: Sescoop/PR divulga vencedores do Concurso de Redação

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O Sescoop/PR divulgou, nesta segunda-feira (07/11), o nome dos alunos vencedores do Concurso de Redação promovido entre os estudantes que participam do Programa Cooperjovem no Paraná. Eles serão premiados no Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento e Autogestão (DA) e de Desenvolvimento Humano (DH) que acontece dias 17 e 18 de novembro, na Estância Betânia, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Os alunos que obtiveram as três primeiras colocações nas duas categorias do Concurso de Redação vão ganhar uma bicicleta cada um e agora concorrem com outros finalistas da etapa nacional. A edição 2011 trabalhou com dois temas para atender às faixas etárias do público do Programa Cooperjovem: a categoria I, dirigida aos alunos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental, teve como tema “Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente”. A categoria II, direcionada àqueles matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, teve como tema ”Juventude – o futuro das cooperativas”. Cerca de cinco mil redações concorreram ao prêmio nesta edição promovida no Estado. Abaixo, os campeões paranaenses de 2011.

 

Categoria 1:

Ana Clara Alfredo Nunes

Escola João Daniel Machado Benetti

Professora: Aliciane Serigioli

Cooperativa: Nova Produtiva

 

Letícia Caroline Przygodda

Escola Municipal Tiradentes

Professora: Roselete Schiestl

Cooperativa Copagril

 

Rodrigo dos Santos Silva

Escola Municipal Nice

Professor: Gisele Lorenzini Médola

Cooperativa: C.Vale

 

Categoria 2:

Kennedy Felipe Oliveira Kyung

Colégio Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu

Professora: Stela Mari Nodari

 

Larissa Milena Girotto

Colégio Estadual Getúlio Vargas

Cooperativa Copacol

Professora: Jéssica Raizi Brito

 

Pedro Fagundes da Silva

Colégio Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu

Professora: Stela Mari Nodari

COAGRO: Recorde no recebimento de grãos

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A Coagro Cooperativa Agroindustrial bateu, no ano safra 2010/2011, seu recorde de recebimento de grãos, ao atingir a marca de 1.562.875 sacas, superando em 130.270 sacas o recorde anterior, obtido no ano safra 2007/2008, quando foram recebidas 1.429.605 sacas.

 

Soja - O recorde neste ano deve-se ao incremento no recebimento de soja, que atingiu a marca de 1.032.898 sacas, superando em 294.555sacas o recorde anterior, quando foram recebidas 738.343 sacas.

 

Milho e trigo - Já milho e trigo apresentaram redução no recebimento. No caso do milho devido à diminuição na área plantada principalmente em função da desvalorização do produto no período de plantio e do trigo devido a diminuição na área planta e principalmente pelos problemas climáticos como geadas e excesso de chuvas no período da colheita. No milho foram recebidas neste ano 304.435 sacas contra 360.375 sacas em 2008. No trigo foram recebidas 225.542 sacas 330.887 sacas em 2008.

 

Faturamento - De acordo com o presidente da cooperativa, Sebaldo Waclawovsky, com este resultado, a Coagro deve bater também o seu recorde de faturamento chegando próximo de R$ 100 milhões. “Este deverá ser o maior faturamento da historia recente da Coagro e devemos agradecer a confiança dos associados que acreditaram na sua cooperativa e colaboraram para que 2011 fosse um ano de grande sucesso”, afirmou.

 

Bônus - Sebaldo ressaltou ainda que no dia 18 de novembro a cooperativa estará efetuando a distribuição de mais de R$ 700 mil em bônus aos agricultores que participaram do programa do Biodiesel além dos mais de R$ 200 mil que estão sendo devolvidos aos produtores pela pontualidade no pagamento dos insumos.

 

Investimentos - A Coagro realizou neste ano investimentos na ordem de R$ 4 milhões sendo cerca de R$ 3 milhões em recursos próprios, melhorando sua estrutura como na construção de novos silos, aquisição do prédio do supermercado em Santo Antonio do Sudoeste e de uma unidade completa em São Luiz, Capanema. (Imprensa Coagro)

RAMO CRÉDITO II: OCB apresenta cenário do cooperativismo

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Com o objetivo de discutir a relação entre economia e recursos humanos, representantes do cooperativismo de crédito brasileiro participam do VIII Seminário Sicoob Central Cocecrer, em Campinas (SP). No período da tarde, o gerente de ramo de crédito, Sílvio Giusti, falou aos participantes sobre o cenário do cooperativismo de crédito no Brasil e no mundo. Em sua apresentação, ele enfatizou, entre outros pontos, o crescimento que tem registrado o setor no país, ressaltando a aliança estratégica com o Banco Central do Brasil (BC) e os avanços regulatórios como pontos determinantes para o resultado alcançado. 

 

Levantamento - “Um levantamento recente do Banco Central sobre o desempenho das instituições financeiras no primeiro semestre de 2011 aponta que as cooperativas de crédito têm crescido acima da média do mercado. O investimento no profissionalismo da gestão foi determinante para o desenvolvimento do setor”.

 

Potencial - Giusti também lembrou que há um espaço potencial a ser explorado pelo setor. “Obtivemos vitórias, com certeza, mas ainda temos muito a crescer, principalmente se comparados a outros países. Temos trabalhado para isso em diversas frentes. No Legislativo, por exemplo, estamos buscando o acesso aos fundos Constitucionais e de Amparo ao Trabalhador. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo também está nos auxiliando com ações voltadas à formação profissional”, disse.

 

Palestras - Ainda nesta segunda, foram apresentadas palestras sobre temas como Política agrícola e crédito rural, Economia e governança cooperativa e Economia mundial em transformação: impactos nos seus negócios. Para esta terça, está prevista uma explanação do ex-presidente do BC, Henrique Meirelles, sobre Cenário econômico mundial: reflexos na economia nacional, com destaque para o cooperativismo de crédito, entre outros painéis.

 

Saiba mais – A Cooperativa Central de Crédito Rural (Cocecrer), que está ligada ao sistema Sicoob, é uma das mais importantes cooperativas centrais do país. Em junho deste ano, suas 22 singulares somavam R$ 5,9 bilhões em ativos. Além disso, três das cinco maiores cooperativas do ramo no país estão vinculadas à Cocecrer. (Informe OCB)

C.VALE: Alunos do Cooperjovem de mais duas regiões são premiados

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C.VALE: Alunos do Cooperjovem são premiados

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INFRAESTRUTURA II: Pacote de licenciamento ambiental simplifica trâmites

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Um pacote de regras e novos prazos para simplificar o processo de licenciamento ambiental de obras de infraestrutura "sem flexibilização das exigências", conforme afirma o Ibama, foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. São sete portarias, das quais três interministerais e quatro assinadas somente pelo Ministério do Meio Ambiente, que alteram procedimentos vigentes na área de licenciamento.

 

Medida esperada - As medidas eram esperadas com ansiedade, há meses, pelo setor privado. "Não estamos flexibilizando nada. Estamos elaborando procedimentos para preencher lacunas ou termos mais claro o que normas pré-existentes querem dizer", afirmou o presidente do Ibama, Curt Trennepohl. "Isso vai simplificar e dar mais segurança jurídica ao processo de licenciamento."

 

Manifestação - A partir de agora, quatro órgãos frequentemente ouvidos no licenciamento de obras (o Ministério da Saúde, a Funai, o Iphan e a Fundação Palmares) terão prazo de 60 dias para se manifestar sobre os estudos de impacto ambiental enviados pelos empreendedores. O prazo começa a valer após notificação do Ibama.

 

Complementação - O próprio Ibama, com as novas medidas, só poderá pedir complementações dos estudos ambientais uma única vez. Os empreendedores também terão uma única oportunidade para responder. Depois disso, o Ibama deverá aprovar ou indeferir a licença, mas sem novas trocas de documentos. Na prática, isso acabará com "a roda sem fim que retarda o processo", diz Trennepohl.

 

Facilitado - O licenciamento do pré-sal e de obras de linhas de transmissão será facilitado. No caso das linhas de transmissão, uma resolução anterior do Ibama já permitia o uso de procedimento simplicado de licenciamento para certas obras, mas não esclarecia quando isso era possível. Na prática, os técnicos do órgão ambiental sentiam insegurança e raramente autorizavam esse instrumento, complicando a vida dos empreendedores.

 

Novidades - Para a exploração e a produção de petróleo no pré-sal, há três novidades. Nas atividades de perfuração de poços em blocos "off shore", a complexidade do licenciamento será compatível com a sensibilidade ambiental da área geográfica, medida por uma fórmula que leva em conta tanto a profundidade do poço quanto a distância da costa.

 

Indústrias de petróleo - As licenças para a indústria do petróleo também serão dadas por "polígonos de perfuração", ou seja, por conjuntos de poços em vez de por poços isoladamente. Finalmente, na produção, haverá o que o Ibama chama de "licenciamento integrado": testes de longa duração e projetos-piloto poderão receber sinal verde no mesmo documento do órgão ambiental.

 

Incertezas - De acordo com Marília Marreco, assessora da presidência do Ibama, "as resoluções do Conama hoje não diferenciam um posto de gasolina de uma usina nuclear ou uma pequena central hidrelétrica de Belo Monte", complicando trâmites desnecessariamente e aumentando as incertezas no processo.

 

Processos - O Ibama tem hoje 1.829 processos de licenciamento ambiental em diferentes fases (licença prévia, de instalação e de operação). Até ontem, havia 414 licenças dadas em 2011. É uma média de 2,2 licenças por dia útil. "Considerando que temos Belo Monte, Angra 3 e empreendimentos desse porte, é muita coisa", afirma a diretora de licenciamento do Ibama, Gisela Damm. Segundo ela, o órgão tem hoje 382 analistas trabalhando na área, 60% dos quais têm especialização, mestrado ou doutorado. "Não é um efetivo razoável. Temos que triplicar esse número." (Valor Econômico)

RAMO SAÚDE: Começa a 41ª Convenção Nacional da Unimed

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Médicos cooperados do sistema Unimed estão reunidos em Fortaleza (CE) para discutir a importância da governança cooperativa no processo de sustentabilidade do setor. Eles participam da 41ª Convenção Nacional Unimed, que teve início na noite da última terça-feira (25/10) e vai até sexta (28/10), no Centro de Convenções do Ceará. O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Ceschim, participou da solenidade de abertura, assim como o gerente do ramo de saúde da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Laudo Rogério dos Santos. O evento tem o apoio da OCB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

 

Aguardado - Em seu discurso, o presidente da Unimed Brasil, Eudes Arquino, enfatizou que a convenção é o evento mais aguardado pelos 110 mil profissionais associados ao sistema. Ele também destacou a relevância do tema do encontro “Governança cooperativa – transformando o modelo” e da mesa redonda “Operadora x prestadora: repaginando o sistema”, realizada nesta quarta-feira (26/10). Na sequência, ao falar pela ANS, Ceschin frisou o papel das cooperativas no atendimento à saúde. “Não vejo solução para o futuro da saúde suplementar no país que não passe pelo cooperativismo”, disse.  

 

Prêmios - Durante o encontro, serão entregues prêmios às Unimeds que se destacaram no ano. Também estão previstas palestras, conferências, mesas-redondas e uma Feira de Negócios. (Informe OCB)

 

Ouça a entrevista do presidente da Unimed Brasil, Eudes Aquino, à RádioCoop, sobre a relevância do tema da convenção