BALANÇO SOCIAL: FORMAÇÃO - PARTE XXX
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Faz parte da missão das cooperativas desenvolver ações de formação e capacitação voltadas para associados, colaboradores, dirigentes e familiares. Os projetos são realizados com o apoio do Sescoop, e permitiram um considerável avanço na profissionalização das cooperativas, no crescimento profissional dos colaboradores, na capacitação dos cooperados, no desenvolvimento tecnológico das propriedades, diversificação da produção e ampliação da renda familiar. Nas páginas seguintes é apresentado um resumo das ações realizadas ao longo de 2009. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.
CENTRAL SICREDI PR/SC - PROGRAMAS SOCIAIS E VALORIZAÇÃO DA CIDADANIA
As cooperativas de crédito filiadas à Central Sicredi PR/SC participam da construção da qualidade de vida das comunidades e das categorias profissionais em que estão inseridas. Suas ações acontecem em diversas frentes, possibilitando a realização de projetos e eventos em benefício da sociedade e a valorização da cidadania.
Seja por meio de iniciativas nascidas no próprio Sistema ou no apoio a programas sociais desenvolvidos em parceria com outras entidades, as cooperativas de crédito SICREDI buscam difundir a cultura da cooperação, acreditando que, mais do que doar, é essencial criar condições para que os cidadãos possam capacitar-se e crescer.
A partir desta perspectiva, as cooperativas desenvolvem inúmeras iniciativas em prol do bem-estar das comunidades. São projetos de destaque focados em setores primordiais para o equilíbrio social do País, como desenvolvimento do agronegócio, educação, esporte, mobilização solidária, meio ambiente, empreendedorismo e saúde.
Os resultados positivos destas ações vão além da mensuração em números, contribuem de forma real para a formação de pessoas conscientes de seu papel social e comprometidas com a construção de um Brasil cada vez melhor.
A União Faz a Vida › O programa A União Faz a Vida é um programa de educação cooperativa que tem por objetivo "construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes". Entre os benefícios do programa, destacam -se a formação de cidadãos capazes de empreender e construir, coletivamente, alternativas de desenvolvimento econômico, sócio-ambiental e cultural, além do investimento na formação continuada dos educadores e desenvolvimento de projetos cooperativos voltados para a comunidade.
O Programa A União Faz a Vida está presente nem 15 municípios do Estado: Capanema, Itambaracá, Jaboti, Céu Azul, Nova Santa Rosa, Contenda, Nova Esperança, Espigão Alto do Iguaçu, Munhoz de Melo, Jandaia do Sul, Nova Londrina, Mercedes, Jesuítas, Mariópolis e Quatiguá, beneficiando mais de 10.000 mil crianças e adolescentes, 100 mil escolas e 2.000 mil educadores.
Programa Sicredi Crescer › O objetivo do programa é qualificar a participação dos associados na gestão e desenvolvimento da cooperativa, ou seja, um programa de Educação Cooperativista.
A estratégia da formação toma o cotidiano e o funcionamento do sistema como lugares educativos, formativos e informativos e possibilita que cada participante acompanhe e avalie seu próprio aprendizado (auto avaliação).
Estabeleceu-se rotas de aprendizagem que são percursos que articulam os saberes de cada participante da formação, os objetos de conhecimento e as práticas dos agentes em direção às metas de aprendizagem. Para traçar suas rotas de aprendizagem cada associado-participante poderá escolher e combinar as linguagens que sejam mais facilitadoras do seu aprendizado: cadernos impressos, vídeos e web. No Paraná já temos números bem expressivos: são mais de 3.000 associados estudando as rotas propostas em todo o estado.
Sicredi Programa Pertencer › O objetivo do programa é aprimorar o processo de participação dos associados na gestão e desenvolvimento das Cooperativas de Crédito integrantes do Sicredi. Amparados na Lei do Cooperativismo, o Programa Pertencer visa instrumentalizar as cooperativas de crédito integrantes do Sicredi de modo a ampliar o processo de participação dos associados nos assuntos referentes a gestão e desenvolvimento da cooperativa e padronizar a estrutura de Organização do Quadro Social através da constituição de núcleos cooperativos representados por delegados.
Desta forma, as assembléias passam a ser realizadas nos núcleos, aproximando mais os associados das diversas comunidades no processo, elevando o nível das discussões dos assuntos. E a Assembleia Geral Ordinária da cooperativa será realizada apenas com os delegados, onde estes terão a responsabilidade de representar o voto do núcleo ao qual pertençam.
No Paraná, três cooperativas do Oeste já estão bem avançadas no processo de implantação e já farão o Processo Assemblear no novo formato em 2010: Sicredi Cataratas do Iguaçu PR (sede Medianeira); Sicredi Vale do Piquiri PR (sede Palotina); Sicredi Nossa Terra PR (sede Cafelândia).
Uma etapa importante para o início das atividades do Pertencer, para gerenciar esse processo de participação do associado, o Sicredi implantou, em dezembro de 2008, o cadastramento da biometria, que no Paraná já ultrapassou 50% dos associados do Estado. A ferramenta é um tipo de identificação baseada em impressões digitais, uma facilidade tecnológica para registro de presença do quadro social nos eventos promovidos pelas cooperativas.
SICREDI UNIÃO PR - PROGRAMA "UNIÃO FAZ A VIDA"
Lançado em Nova Esperança e em Munhoz de Mello, municípios do Noroeste do Paraná, o Programa "União Faz a Vida" é uma iniciativa do Sicredi União PR em parceria com o poder público. Com atividades dirigidas a estudantes, o objetivo é mostrar que muitas conquistas podem resultar do trabalho em cooperação.
Dez escolas da rede pública (incluindo a APAE) participam em Nova Esperança, com um total de 2.530 alunos e 137 professores. Em Munhoz de Mello, são 2 escolas e uma creche, com 440 alunos e 24 educadores. O programa se desenvolve em etapas, começando com a preparação dos professores e a implantação de projetos a seguir.