Cocari promove noite de campo em Faxinal para mostrar novas cultivares para produtores de sementes de soja

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari I 26 02 2026A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cocari, em Faxinal (PR), realizou nesta semana uma noite de campo com produtores de sementes, reunindo parceiros estratégicos e apresentando 17 cultivares em parcelas demonstrativas. A iniciativa permitiu que os visitantes avaliassem, lado a lado e in loco, o desempenho das plantas nas condições da região.

De acordo com o gerente da UBS, Marcelo Guerra, o formato noturno foi pensado para favorecer a participação dos produtores. “Durante o dia, muitos estão envolvidos com as atividades no campo e o calor também dificulta a permanência nas áreas demonstrativas. À noite, com temperatura mais amena, o produtor consegue observar melhor, trocar ideias e aprofundar as informações”, explicou.

O evento reuniu obtentores, parceiros de produção e tratamento de sementes, representantes da área de insumos químicos e o consultor Ricardo Bagatelli, que assessora a unidade no aprimoramento dos processos produtivos. A proposta foi apresentar, de forma integrada, o trabalho desenvolvido ao longo do ciclo — desde a escolha das cultivares até as práticas que asseguram maior qualidade e desempenho.

Das 17 cultivares expostas, 15 são lançamentos. Segundo Guerra, a apresentação antecipada possibilita ao produtor conhecer em primeira mão o comportamento das variedades na região, avaliar potencial produtivo e características agronômicas, e já iniciar o planejamento da próxima safra com base em dados concretos de campo.

A noite de campo também reforçou o posicionamento da marca Sementes Cocari no mercado. A cooperativa comercializa atualmente em quatro estados — Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e a região Sul de Minas Gerais — além de manter intercâmbios pontuais com Santa Catarina. “Temos boa aceitação no mercado e um portfólio amplo, que atende desde o Paraná até o Cerrado, levando genética adaptada e qualidade reconhecida”, destacou o gerente.

Outro ponto enfatizado foi a política de valorização do produtor de sementes. Por meio de bonificações atreladas à qualidade e ao volume de negócios, a cooperativa reforça a lógica de parceria e reconhecimento por mérito. “Quanto mais qualidade e comprometimento o produtor entrega, maior é o retorno. É uma relação em que todos ganham: o produtor, a cooperativa e o mercado, que recebe uma semente cada vez melhor”, concluiu Guerra.

Com iniciativas como essa, a Cocari reafirma seu compromisso com a inovação, a transferência de tecnologia e o fortalecimento da cadeia produtiva, aproximando ainda mais pesquisa, campo e mercado.

O superintendente de Insumos da Cocari, Roberson Lima, esteve presente no evento e destacou a importância da política de relacionamento da Cocari com os cooperados, através do programa Sou Mais Cocari. “Estamos mobilizando, todos os dias, nossos esforços, nossos times, para estreitar o relacionamento com nossos associados de forma a melhor atender suas necessidades e crescermos juntos”, disse.

A noite de campo foi encerrada com uma palestra com o professor Ricardo Bagateli. Ele aprofundou uma discussão sobre as relações eco fisiológicas e decisões de manejo para a produção de sementes de alta qualidade. Ele explicou que as variedades de sementes são apenas ferramentas para serem acionadas em cada situação específica, enfatizando a importância do planejamento e do manejo desde o plantio até o pós-colheita. “A performance da semente será proporcional ao conhecimento e ao comprometimento técnico empregos em sua produção e utilização”, resumiu. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados