Congresso de Fazendas Inteligentes tem a participação da Cocamar, Coopsoli e Cocamar Máquinas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a participação e o apoio da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, da concessionária Cocamar Máquinas/John Deere e da Cooperativa de Produtores do Mercado Solidário (Coopsoli), Maringá sediou nos dias 22 e 23 de outubro o 1º Congresso Nacional de Fazendas Inteligentes, realizado na Sicredi Dexis.
O evento reuniu produtores, lideranças e especialistas para debater temas como Agro 5.0, energias renováveis, ESG, aviação agrícola e inovação tecnológica no campo.
Representada pelo gerente de Cooperativismo João Sadao, a Cocamar fez parte de um painel em que abordou a importância do sistema cooperativista para a competitividade de pequenos produtores, lembrando que a maior parte dos mais de 20 mil cooperados de seu quadro é de pequeno porte.
“É na cooperativa que o produtor consegue comprar seus insumos a comercializar a safra a preços justos e tem poder de escala e para investir em estruturas de armazenagem e industrialização”, frisou João, que falou representando a Ocepar e o Cooperativismo Paranaense no evento. Ele destacou que o cooperativismo participa diretamente de 70% da produção paranaense.
Mercado solidário
Já a coordenadora administrativa e de certificação da Coopsoli, Gabriela Barion, palestrou a respeito da cooperativa, detalhando como funciona a norma Fairtrade, citou projetos desenvolvidos nessa área e os desafios que vêm sendo enfrentados.
Mediante rigoroso acompanhamento, a Coopsoli reúne 35 produtores de laranja e o suco produzido com suas frutas é destinado ao mercado solidário internacional, na Europa.
Conectividade
Por sua vez, a Cocamar Máquinas marcou presença no Painel Agro 5.0: Conectando o Campo ao Futuro, com o superintendente Arquimedes Alexandrino, o qual discorreu sobre como a tecnologia embarcada nas máquinas John Deere está revolucionando a gestão agrícola.
Durante sua apresentação, Arquimedes destacou o papel da conectividade e automação das máquinas e como isso é importante para o produtor na tomada de decisões estratégicas, além de citar exemplos que ilustram como se dá o funcionamento da digitalização do campo.
De acordo com a organização do evento, mais de 550 pessoas prestigiaram a realização. (Assessoria de Imprensa Cocamar)