Missão tilápia cumprida com sucesso
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Pioneiro da tilapicultura na região do arenito paranaense, Pedro Pereira Lessa implementou a contraindicada pela literatura, atividade no sítio Santa Clara, em Francisco Alves (PR). Tenente aposentado do Exército Brasileiro, iniciou a criação por “acaso”, contudo, após oito anos, já sabe que “mexer” com tilápia é rentável.
Na propriedade, que produz um milhão de peixes anualmente, distribuídos 13 hectares de lâmina d’água, o marido da arquiteta Edna Maria, inicialmente não tinha interesse na piscicultura. Começou para ajudar a levar rede trifásica para o entorno, a convite de seu cunhado Paulo de Mattos. Com “missão dada, missão cumprida”, hoje, já tem projeto para expansão de mais 90 mil metros quadrados.
Lessa declara que a grande vantagem da parceria é o conforto da segurança, porque a cooperativa garante toda a assistência técnica. “Você consegue exercer a atividade com planejamento”, pontua.
Ligação
Mesmo nos 30 anos em outra profissão, Lessa nunca se separou da agropecuária. “Eu sempre tive uma ligação com a terra porque meu pai foi agricultor”, relata. Desde 1998 é associado da C.Vale, inicialmente na pecuária leiteira. A propriedade foi recebida, menos da metade, de herança do sogro, no início dos anos 90. Posteriormente, outra parte foi comprada dos cunhados.
Em 2017, quando recebeu a proposta da piscicultura, produzia em média 250 mil peixes, com adensamento de seis peixes por metro quadrado, em quatro hectares de água. Após dois anos, construiu mais nove hectares. Atualmente, cultiva em 12 tanques, com densidade média de 8 peixes por metro quadrado, com a ajuda de três funcionários.
Futuro
Pedro têm duas filhas, a advogada Leticia, que mora em Maringá (PR), e a médica residente de pneumologia Iara, em Londrina (PR). Iara pretende dar continuidade às atividades. “Isso nos motiva”, destaca Pedro Lessa, pensando no legado de tudo que está construindo. “Se não fosse para elas usufruírem no futuro, não faria sentido edificar”, conclui. (Assessoria de Imprensa C.Vale)
Raio X SÍTIO SANTA CLARA
Local: Francisco Alves (PR)
Alojamento: um milhão tilápias/ano
Área da propriedade: 183 hectares
Lâmina d’água: 13 hectares
Produção: tilápia e eucalipto
Renda: 80% tilápia; 20% eucalipto