Pesquisa, mercado e inauguração no foco do primeiro dia do WinterShow 2025

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nessa terça-feira (30/09), mais de mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Agrária durante o primeiro dia do WinterShow 2025, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná.  A 22ª edição do maior evento técnico de cereais de inverno do Brasil, promovido pela Cooperativa Agrária e pela Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, traz ao público dados sobre os estudos realizados pelos pesquisadores da Fundação e palestras magnas com nomes de prestígio no setor do agronegócio.

Durante a abertura do evento, o Diretor Presidente da Agrária, Adam Stemmer, enfatizou a importância da pesquisa para produtividade dos grãos que são utilizados como matéria-prima na indústria alimentícia. “A pesquisa científica é um elemento que move a humanidade. Quando criamos o WinterShow com esse foco no trabalho realizado para o cultivo dos cereais de inverno jamais pensamos que ele se tornaria tão grande e tivesse o reconhecimento nacional”.

O Presidente do Conselho Curador da Fapa, Bruno Reinhofer, fez um apanhado sobre o histórico da pesquisa dentro da Agrária e concluiu falando da relevância que o tema tem para os cooperados. “Como o nosso Diretor Presidente disse no WinterShow passado, para nós os valores destinados à pesquisa não são encarados como um gasto e sim como um investimento”, afirmou.

Já o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, destacou a relevância da agricultura para a economia local e a maneira como os eventos voltados à pesquisa e tecnologia fortalecem a imagem do município. “Hoje Guarapuava é o centro da ciência no nosso estado, com o WinterShow e o Paraná faz ciência. Precisamos ter muito respeito pelo agricultor, porque vocês sustentam a economia do Brasil”, disse. 

Programação

Antes da abertura oficial do evento, a Agrária e a Fapa realizaram a inauguração da segunda fase do projeto de estruturação da área de campo para eventos técnicos. Foi entregue a pavimentação de mais uma rua do espaço e quatro casas estandes, onde estão instaladas as empresas Adama, Basf, CropChem e Inquima. “Logo após essa edição do WinterShow iniciaremos a terceira etapa desse projeto, com o objetivo de trazermos mais conforto e segurança para os expositores e para o público que frequenta nossos eventos técnicos”, declarou Adam Stemmer.

Além das palestras simultâneas com os pesquisadores da Fapa, realizadas em três sessões, o dia contou ainda com a palestra Mercado Agrícola, com o consultor brasileiro radicado nos Estados Unidos, Pedro Dejneka.

O WinterShow 2025 tem o patrocínio diamante da Bayer, patrocínio ouro da Cresol, Rovensa Next e Sicredi. Patrocínio prata da Adama, Basf, Corteva, CropChem, FMC, Ihara, Inquima, Sicoob Sul, Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema Faep e Syngenta. E patrocínio bronze de Green Farm, Itambé, Itaú BBA, Novo Horizonte, Ouro Fino Agrociência, Rocha Logística e Terminais Portuários, Sumitomo Chemical, Spraytec e Timac Agro. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados