Protagonismo: Gallassini recebe Prêmio FEAPR e Agronomia 2025
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo foi homenageado com o prêmio FEAPR 2025 pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), na noite dessa segunda-feira (22/09), em Curitiba. Gallassini recebeu a premiação do presidente da FEAPR - Cesar Veronese e do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes, pelos Relevantes Serviços.
Premiados
O Prêmio FeaPR 2025 é considerado dos eventos mais importantes do calendário agronômico paranaense. Além de Gallassini, na categoria Relevantes Serviços, a entidade premiou outros três profissionais destaques. Na categoria Difusão de Tecnologias a homenageada foi a engenheira agrônoma Tangriani Assmann, com amplo conhecimento do ensino, pesquisa e extensão, principalmente no modelo lavoura-pecuária, sistemas integrados de produção e adubação de sistemas. No Ensino, a engenheira agrônoma Inês Fonseca, graduada com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Genética Quantitativa na Universidade de Wisconsin (EUA), e na categoria Pesquisa – Ademir Calegari, que foi representado por Florindo Dalberto.
Construção
Os profissionais homenageados foram indicados pelas entidades de classe da agronomia do Estado. “A premiação nessas quatro categorias é uma justa homenagem àqueles que tanto fizeram e fazem pela agronomia do Paraná” comemora Cesar Veronese, presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná.
Autoridades
O evento foi prestigiado pelas autoridades com as presenças do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes, o chefe do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, os deputados estaduais Jairo Tamura e Fábio Oliveira, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Eduardo Meneguette, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti e o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, do membro do Conselho de Administração da Coamo, Ricardo Accioly Calderari que recebeu em 2024 o prêmio FEAPR e do gerente de Assistência Técnica da Coamo, Marcelo Sumiya.
Referência
Segundo a FEAPR, a premiação ao engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini na categoria de Relevantes Serviços, como idealizador e fundador da Coamo, que se transformou na maior cooperativa agrícola da América Latina. “Gallassini é uma personalidade e referência na agronomia e no agronegócio. Ele está comemorando 50 anos como presidente da Coamo em 2025 e desde então vem liderando a consolidação e a expansão da cooperativa, e os trabalhos de extensão e de pesquisa. Nesse ano a Fazenda Experimental da Coamo está comemorando cinco décadas de tecnologias como resultado do planejamento estratégico da diretoria, liderada pelo nosso homenageado”, explica pelo presidente da FEAPR, Cesar Veronese. (Assessoria de Imprensa Coamo)