Alterações no estatuto e novos projetos são temas de Assembleias realizadas pela Agrária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No último dia 14, a Agrária realizou, na Akademie IREKS & Agrária, duas Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs). A reuniões tiveram objetivos distintos: na 126ª AGE foram apresentadas propostas que alteram o estatuto da cooperativa. Já a 127ª AGE discutiu novos projetos, que buscam diversificar atividades agrícolas e industriais, com o objetivo de melhorar a rentabilidade dos cooperados.

Para elaborar as sugestões de mudança no estatuto, foram analisados documentos que regem as operações de outras 17 organizações entre cooperativas, indústrias de grande porte e empresas familiares. “Enxergamos a necessidade de modernizar nosso estatuto, tornando-o mais atual e prezando por boas práticas de gestão. Ao mesmo tempo, entendemos que essas modificações devem preservar nossas origens e tradições, mantendo a essência da Agrária”, explicou o diretor-presidente Adam Stemmer.

O estudo para revisão do estatuto foi conduzido pelo departamento de Estratégia Corporativa, com a participação constante do Conselho de Administração da cooperativa. As alterações têm como foco a Governança, por meio da reorganização das atribuições do Conselho de Administração e das Superintendências.

Outro ponto importante é a inserção de um capítulo específico sobre as eleições para o comando da cooperativa, com o intuito de fortalecer o processo de sucessão. Todas as mudanças propostas foram aprovadas por aclamação.

Com relação a novos projetos, foi dada ênfase ao investimento na produção de proteína animal e à aquisição de novas áreas para o cultivo de grãos. Ambas as propostas estão em fase inicial. Com o aval dos cooperados, a Agrária passará a avaliar parcerias para colocar as propostas em prática. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados