Conselho Fiscal da Ocepar avalia balancetes e contribuições em reunião virtual

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Conselho Fiscal do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), realizou, na manhã desta sexta-feira (19/09), sua 6ª Reunião Ordinária para analisar os balancetes e movimentações financeiras da entidade. O encontro, conduzido pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, de forma virtual pela plataforma Microsoft Teams, reuniu os conselheiros os conselheiros, Claudemir Cavalini Pereira de Carvalho (coordenador), Fernando Tonus, Márcio Zwierewicz, Anderson Sabadin, José Carlos Bizetto, Dra. Wemilda Fregonese Feltrin, além do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, do gerente Administrativo e Financeiro, Claudiomiro Rodrigues e do analista financeiro, Fábio Luiz Maestrelli. 

Encontro de Núcleos

Na abertura do evento, o coordenador do Conselho Fiscal da Ocepar, Claudemir Cavalini destacou que no dia 15 de outubro, a Coagru, cooperativa com sede em Ubiratã, região Noroeste, será anfitriã de uma das reuniões dos Encontros de Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar, deverá ter a presença de mais de 500 participantes, entre cooperados, funcionários e convidados.

O presidente Ricken falou que se este número se confirmar será o recorde de presença em apenas uma reunião e que provavelmente, participará o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion. O dirigente ainda lembrou que a segunda rodada do ano dos núcleos cooperativos acontecerá do dia 13 a 16 de outubro de 2025. Dia 13 em Guarapuava, 14 em Pato Branco, 15 em Ubiratã e dia 16 em Cascavel. “Nessas reuniões teremos a participação também do professor e coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank, especialista em mercado internacional. Outro tema que vamos abordar será sobre o projeto 27 do Plano Paraná Cooperativo (PRC300) que é as alianças entre as cooperativas paranaenses”, frisou Ricken. 

Pauta do Conselho

Dando prosseguimento à pauta principal da reunião, os conselheiros focaram na análise do balancete e da demonstração do resultado da Ocepar referentes ao período encerrado em 31 de agosto de 2025. “Essa análise é uma etapa crucial para o acompanhamento da saúde financeira da organização, garantindo que as receitas e despesas estejam alinhadas com o planejamento estratégico”, frisou Mafioletti.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a arrecadação das contribuições Cooperativista e de Autogestão. Para o gerente administrativo, “essas contribuições são a principal fonte de receita da Ocepar, e a avaliação de seu desempenho é fundamental para a sustentabilidade das atividades da entidade em apoio ao movimento cooperativista paranaense e para o cumprimento de seus compromissos”, destacou.

Por fim, o conselho também examinou o relatório de auditoria com data de 30 de junho de 2025. A auditoria externa é um instrumento de governança que assegura a integridade das informações financeiras, atestando a conformidade dos registros contábeis com as normas e regulamentos vigentes. A análise desse relatório reforça o compromisso da Ocepar com a transparência e a boa gestão de seus recursos.

Para Ricken, esta modalidade de encontros virtuais, iniciados com a pandemia da Covid-19, “permite que nossos conselheiros participem de suas respectivas localidades, demonstrando a adaptação da entidade às ferramentas digitais para manter a frequência e a eficiência de suas reuniões. O Conselho Fiscal segue acompanhando de perto a gestão da Ocepar, exercendo seu papel de fiscalização e zelando pelo patrimônio da organização”, destacou.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados