EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA: Coamo inicia 10ª turma de jovens líderes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a participação de 50 jovens cooperados, representando 23 Unidades da sua área de ação, a Coamo Agroindustrial Cooperativa iniciou ontem (17/05) a formação da 10ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas. Na abertura, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini palestrou abordando o tema "Visão Global da Coamo - Quem Somos e aonde queremos chegar", com ênfase para a participação do produtor associado na cooperativa, bem como enfatizou os principais pontos que levam ao sucesso do cooperado e da cooperativa. O projeto de formação de jovens líderes cooperativistas da Coamo vem sendo realizado desde 1998 e já formou 400 jovens cooperados, na faixa etária de 20 a 40 anos. Em 2004 foi reconhecido pela OCB/Revista Globo Rural como o melhor trabalho na área de educação cooperativista do país. “Este projeto faz parte da visão estratégica da cooperativa em investir na formação do seu quadro social, de modo especial, na sua juventude, tendo como objetivos desenvolver e analisar os processos modernos de administração, visando a obtenção de resultados através de uma liderança autêntica, dinâmica e empreendedora com potencial criativo”, explica Gallassini.

Módulos - No conteúdo programático do curso, ministrado em quatro módulos, a Coamo conta com o apoio da Ocepar e do Sescoop-PR, com o desenvolvimento de temas de interesse como: liderança, planejamento estratégico, gerenciamento empreendedor, visão global da Coamo, análise e interpretação de balanço e gestão estratégica dos seus negócios. Na coordenação do trabalho, além dos seus profissionais, a Coamo, conta com o apoio e experiência do professor Albino Gawlak, da ACG – Assessoria Consultoria Gerencial e Treinamento. Gawlak que atua no projeto ao lado da psicológa Fabiane Ratzke Turra, representa um dos grandes nomes no trabalho de formação e educação cooperativista, com ênfase na organizacional do quadro social.

Futuro - Para Gallassini, a formação dos líderes vem sendo realizado com visão de futuro e fé na força e no dinamismo dos jovens produtores atuando como agentes de transformação, objetivando o desenvolvimento global da família cooperativista.“A Coamo acredita que o processo de mudança para tornar o agronegócio cada vez mais produtivo e eficiente passa, necessariamente, pela formação, educação e o desenvolvimento do quadro social; de modo especial, pelos jovens cooperados”, afirma Gallassini, presidente da Coamo e idealizador do projeto.  

Conteúdos Relacionados