SISTEMA OCB: Acompanhamento da gestão orçamentária é feito junto a unidades estaduais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema OCB finaliza na próxima semana o calendário de visitas técnicas às unidades estaduais para promover o acompanhamento da gestão orçamentária do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Iniciado em julho deste ano, o trabalho tem por objetivo alinhar conceitos e procedimentos junto às áreas responsáveis pela composição e reformulação do orçamento dos estados, de forma a torná-lo mais participativo. No total, 13 unidades receberão as orientações fornecidas pelos técnicos da unidade nacional.
Interação- De acordo com a gerente de Planejamento e Controle, Renata Boaro, as visitas às unidades estaduais estimulam a interação entre técnicos das áreas finalísticas e de planejamento da instituição. “Este procedimento tem como objetivo dar uma maior visibilidade e transparência na elaboração e acompanhamento do processo orçamentário, e proporcionar a integração de toda a equipe envolvida, para que cada um deles tenha conhecimento sobre o que a instituição está buscando estrategicamente”, detalha a gestora.
Conselho Nacional - Antes do envio da proposta de orçamento anual ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o trabalho formulado pelos estados precisa passar por um crivo exigente do Conselho Nacional do Sescoop, envolvendo uma série de conformidades que vão desde formalidades relativas à identificação das despesas, até vinculação ao Planejamento Estratégico da instituição. Segundo Renata, o processo sofreu diversas alterações, num prazo curto de tempo, o que provocou a demanda pelas visitas.
Dificuldades - “Fomos percebendo as dificuldades dos estados em produzir esses trabalhos, principalmente porque nos dois últimos anos muita coisa foi incorporada para atender necessidades diárias da instituição, como por exemplo a identificação dos programas nacionais de monitoramento e das metas do plano estratégico. O processo foi ganhando cada vez mais conteúdo, se tornando mais completo. Com isso, foi necessário alinhar melhor conceitos e procedimentos com as UEs”, relata.
Primeiros resultados - Os primeiros resultados, afirma a gestora, poderão ser verificados já no mês de setembro, quando as unidades darão início ao processo de reformulação orçamentária do exercício 2012 e construção da proposta para 2013. “O intuito dessa iniciativa é que todo o Sistema seja atendido e, para isso, a Gerência de Planejamento e Controle (Geplan), está à disposição”, frisa Renata. (Informe OCB)