Colaboradores de unidades da Cocamar recebem treinamentos da Meteoblue
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Começou no dia 20/6 uma programação de treinamentos envolvendo colaboradores de unidades de atendimento da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, a respeito da rede colaborativa de análises climáticas que vem sendo estruturada em parceria com a empresa suíça Meteoblue. A finalidade é disponibilizar informações mais precisas sobre as variações e tendências meteorológicas aos entrepostos e cooperados, com vistas ao planejamento das safras a partir do ciclo de verão 2025/26.
A agenda prevê, numa primeira etapa, treinamentos em 25 unidades e, até o dia 27/6, treze já haviam sido concluídos. A Meteoblue, fundada em 2006 e uma das mais respeitadas companhias especializadas nesse setor em todo o mundo, conta com inteligência artificial própria que permite acompanhar o comportamento climático mediante atualizações permanentes, orientando o produtor quanto aos períodos mais assertivos para a realização de operações como semeadura, pulverizações e colheita. O padrão de previsão e análises adotado pela empresa é o mesmo utilizado nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, o que representa um salto quando comparado ao que existe atualmente no Brasil.
Avanço
Conforme explica Marcos Mattioli, da Meteoblue, nos treinamentos, são detalhados temas como a tecnologia na previsão de dados, a estação meteorológica “validando” as informações obtidas junto aos satélites, a fonte de dados, enfim, lembrando que a empresa é provedora e distribuidora de conteúdos especializados. “Comentamos também por que a Meteoblue foi escolhida pela Cocamar”, destaca Mattioli, ao ressaltar que nenhuma outra organização do agronegócio brasileiro possui uma ferramenta com essa mesma qualidade e que é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, além de possibilitar uma nova análise do seguro agrícola, acrescentando ainda que o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) é apoiador do projeto.
“Trata-se de um serviço de alta confiabilidade e assertividade que atende ao interesse da Cocamar em oferecer soluções para que os produtores cooperados tenham mais segurança nas suas atividades, em tempos de recorrentes oscilações climáticas que acabam afetando a produtividade, como temos visto nos últimos anos”, afirma o superintendente de Relação com o Cooperado da Cocamar, Leandro Cezar Teixeira.
Adesões
A inédita rede colaborativa proposta pela Cocamar já conta com a adesão de outras instituições, entre as quais a Sicredi Dexis, sendo que o objetivo é envolver 60 municípios da região noroeste do estado, em área de 16,5 mil quilômetros quadrados, onde serão instaladas 206 estações meteorológicas, uma para cada 80 quilômetros quadrados. Para os municípios, além da importância em relação ao setor rural, as análises auxiliam na gestão de obras e são fundamentais para a maior agilidade da defesa civil.