Copagril conclui projeto de padronização de processos e inicia nova fase na área de compras
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A Cooperativa Agroindustrial Copagril concluiu recentemente o Projeto OTCD (Order to Cash Distribution), iniciativa que promoveu a padronização dos processos que vão desde o pedido de venda até o recebimento dos pagamentos. O trabalho marca um passo importante na consolidação da cultura de gestão por processos dentro da Cooperativa, resultando em mais agilidade, integração entre áreas e eficiência operacional.
Para o Head de Finanças Corporativas, Gilberto Mayer, os avanços conquistados são reflexo de um trabalho estruturado e colaborativo. “A entrega do Projeto OTCD representa um avanço estratégico na consolidação da gestão por processos dentro da nossa Cooperativa. Mais do que padronizar a esteira que vai do pedido de venda ao recebimento, conseguimos construir uma base sólida para a eficiência operacional e para a entrega de valor ao nosso cooperado e cliente. Essa jornada só foi possível graças ao apoio da Diretoria Executiva, à contribuição do Sistema Ocepar, por meio do SESCOOP, e à parceria com a consultoria Revoluzi. A atuação integrada das áreas envolvidas foi fundamental para alcançarmos entregáveis robustos, como frameworks de processos, POPs e indicadores. Agora, seguimos para uma nova fase, com treinamentos e implantação, mantendo o foco na melhoria contínua”, destaca Mayer.
O projeto envolveu diretamente uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de Gestão de Processos, Tecnologia da Informação, Centro de Serviços Compartilhados, Comercial, Planejamento e Pricing, Portfólio, Operações, Pecuário, Gestão de Pessoas e Crédito e Cobrança. A integração entre os setores possibilitou uma análise precisa dos fluxos internos e permitiu o desenvolvimento de soluções alinhadas aos objetivos estratégicos da Copagril.
Além da padronização, o projeto entregou materiais técnicos importantes, como Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), frameworks de processos, indicadores de desempenho e planos de ação. A partir de agora, a Cooperativa inicia a fase de treinamentos com as equipes envolvidas, implantação dos novos fluxos e acompanhamento contínuo dos resultados.
Nova etapa: foco na área de compras
Dando sequência à jornada de fortalecimento organizacional, a Copagril inicia o Projeto PTP (Procurement to Pay), voltado ao mapeamento e padronização de todos os processos relacionados à cadeia de compras, desde a identificação da demanda até o pagamento ao fornecedor.
A proposta segue a mesma metodologia adotada no projeto anterior, com diagnóstico da situação atual, definição do modelo ideal e identificação de oportunidades de automação, controle e ganho de eficiência. O envolvimento das áreas será fundamental
para garantir que os processos estejam alinhados às metas da Cooperativa e às exigências de um mercado cada vez mais dinâmico.
Ao investir na gestão por processos, a Copagril reafirma seu compromisso com a inovação, a transparência e o aprimoramento contínuo do seu modelo de gestão. (Assessoria de imprensa
Copagril)