Dia de Campo Cocari mostra opções de melhorias para lavouras de inverno

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 15 08 2025A Cocari realizou, na terça-feira (12/08), no Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari (PR), o Dia de Campo – Culturas de Inverno, reunindo cooperados, pecuaristas e produtores rurais de toda a região. O evento apresentou tecnologias, manejos e produtos voltados para aumentar a produtividade e a rentabilidade de lavouras e rebanhos.

Com o apoio da equipe técnica da cooperativa e de empresas parceiras, os visitantes puderam conferir parcelas demonstrativas, estações técnicas e novidades em sementes, insumos, maquinário e soluções sustentáveis.

No Dia de Campo – Culturas de Inverno, centenas de produtores rurais, pecuaristas e cooperados da Cocari de toda a região puderam tirar dúvidas sobre as novidades apresentadas, acompanhando o desenvolvimento de culturas em parcelas demonstrativas nas estações técnicas, onde especialistas abordaram temas essenciais para a próxima safra.

Na área agrícola, o destaque foram as variedades de trigo, híbridos de milho, mix de plantas para cobertura do solo, manejo de dessecação e tecnologias de aplicação. Já na pecuária, o foco foi o manejo nutricional de alta performance e novas técnicas de silagem com e sem barreira de oxigênio.

O presidente da Cocari, Marcos Trintinalha, que esteve no CTC acompanhando técnicos e cooperados no Dia de Campo, explicou que a cooperativa vai além do fornecimento de insumos e de técnicas de manejo para os cooperados. Ele destaca que o compromisso da Cocari é com o desenvolvimento dos cooperados, proporcionando produtos e serviços, bem como eventos e programas para aumentar a rentabilidade e a produtividade de suas lavouras e de seus rebanhos, além da profissionalização da gestão dos negócios rurais.

Para o presidente da Cocari, os cooperados e produtores visitantes do Dia de Campo, puderam conferir o que realmente acontece nas propriedades. “Eu gosto sempre de frisar a importância dos produtores virem aqui e olharem aquilo que aconteceu e o que se pode fazer para melhorar as lavouras e os rebanhos nas suas propriedades”, frisou.

O superintende de Mercado e Consultoria Técnica, Jacy Cesar Fermino Rocha, destacou que eventos como o Dia de Campo, são fundamentais para os produtores ampliarem o conhecimento sobre o desempenho de novos produtos e serviços.

O gerente de Negócios de Sementes, Gilberto Hideki Tateyama, por sua vez, destacou como o desempenho de híbridos de milho e de trigo chamou a atenção dos visitantes. Segundo ele, as sementes Cocari trazem o que há de mais moderno em desenvolvimento nas lavouras. “O visitante pode acompanhar as parcelas, compreender o resultado a partir dos manejos adequados e assim planeja seu plantio”, explica.

Wanderlei Batista Bicalho, da área de Negócios em Pecuária, da Cocari, assinala que para o Dia de Campo foram selecionadas amostras de manejo e boas práticas de silagem, envolvendo o corpo técnico da área, com zootecnistas e veterinários da cooperativa. “A silagem tem peculiaridades que demandam cuidados, não só no inverno, mas também no verão, como o armazenamento adequado, a abertura de silos e o manejo após ter sido aberto”, exemplifica. Ele ainda destacou a campanha Pecuária Sou Mais Cocari.  “O pecuarista ainda pode contar com nossa Campanha Pecuária Sou Mais Cocari, que está em vigor durante todo esse mês de agosto”, destaca.

O Dia de Campo Cocari – Culturas de Inverno é uma iniciativa que também reúne empresas parceiras que apresentaram produtos, serviços e equipamentos, fortalecendo a rede de inovação e soluções disponíveis aos produtores.

Palavra de produtor

O casal Edivaldo e Érica Milani, cooperados da Cocari em Marialva, esteve conhecendo as parcelas de híbridos de trigo e milho apresentados pela cooperativa em seu Dia de Campo – Culturas de Inverno.

Eles dizem que o que chamou a atenção foi a variedade de amostras de várias empresas. “Assim dá para ver na prática como elas se destacam, como se desenvolvem, sem ter doenças, comparando com outros produtos. A gente aprende a usar no campo e em uma noção exata do que vai levar para o próximo plantio no que se refere a variedade, manejos e insumos adequados”, resume Edivaldo.

Os dois fazem questão de destacar o acompanhamento técnico que recebem da Cocari no dia a dia. “É excelente”, diz Edivaldo, citando a equipe da unidade da cooperativa em Marialva. Érica Milani destaca, inclusive, a presença de uma técnica mulher, na equipe. “É muito importante ver a mulher no campo, atuando profissionalmente. A gente vê muito isso na Cocari, essa abertura para a atuação das mulheres”, assinala. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados