Embrapa traz cinco lançamentos ao Show Rural
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A solenidade de lançamento de tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel, realizada neste dia 10 de fevereiro, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa no evento, em Cascavel (PR), contou com a presença governador em exercício do Paraná, Darci Piana, com o presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Paraná, Almir Gnoatto, com a chefe da Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Carina Rufino, representando o chefe-geral da Unidade Alexandre Nepomuceno, com o pesquisador Marcelo Aguiar, representando a Chefia da Embrapa Arroz e Feijão, com o prefeito de Cascavel (PR), Renato Silva, entre outras autoridades.
No dia Mundial do Feijão, a Embrapa lança quatro cultivares de feijão - BRS ELO FC424, BRS ELO FC429, BRS FP426 e BRS FP327 - além da publicação sobre Tecnologia de Aplicação de Pesticidas. Durante a solenidade, houve a entrega simbólica da publicação ao superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Paraná, Almir Gnoatto, e das novas cultivares de feijão ao governador em exercício do Paraná Darci Piana. Também houve degustação de caldo de feijão, produzido com as variedades em lançamento.
O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, ressaltou o papel estratégico da Embrapa no desenvolvimento da agricultura brasileira, durante seu pronunciamento. “A Embrapa é fundamental para o avanço da agricultura em todas as regiões produtoras do Brasil e os resultados alcançados no campo são fruto direto do investimento em ciência, tecnologia e inovação promovido pela instituição”, defende. Para o governador, o desenvolvimento econômico está diretamente ligado ao fortalecimento da pesquisa, que precisa ser adequadamente remunerada e tratada como um ativo estratégico para o Brasil. “Tenho orgulho pelo trabalho realizado pela Embrapa e reforço o compromisso com o fortalecimento da instituição”, reforça.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, também destacou a importância da Embrapa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e defendeu maior valorização da pesquisa científica durante seu pronunciamento no evento. Em sua fala, Grolli afirmou que a Embrapa é a principal empresa de pesquisa agropecuária do país e ressaltou o papel estratégico da instituição ao abrigar o maior banco genético do Brasil. “É fundamental que a pesquisa seja valorizada de acordo com a sua importância estratégica”, defendeu.
A chefe da Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Carina Rufino, afirmou que o evento marca um momento significativo para a Embrapa e para a cadeia produtiva do feijão no Paraná, com o lançamento de quatro novas cultivares de feijão e a publicação Tecnologia de Aplicação de Pesticidas, desenvolvida pela Embrapa Soja, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Carina Rufino destacou a forte parceria da Embrapa com o setor produtivo e a importância do processo de transferência de tecnologia, citando como um dos exemplos a parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com foco na adoção de boas práticas agrícolas, redução de impactos ambientais, maior segurança nas recomendações técnicas. “São ações que contribuem para que produtores e técnicos tomem decisões mais eficientes e sustentáveis nas lavouras”, avalia. “O trabalho da Embrapa se concretiza por meio de parcerias sólidas, fundamentais para levar a tecnologia desenvolvida nos centros de pesquisa até o produtor rural”, diz Carina.
No evento, o pesquisador Marcelo Sfeir Aguiar, da Embrapa Arroz e Feijão, apresentou as características das quatro novas cultivares de feijão que prometem impactar positivamente o mercado brasileiro. “As tecnologias integram duas cultivares do grupo carioca e duas do grupo preto e são resultado de uma parceria entre a Embrapa e o setor privado, envolvendo 11 sementeiras de feijão carioca e 13 de feijão preto”, afirma. “Todos os anos fazemos questão de trazer nossos lançamentos ao Show Rural Coopavel, devido a magnitude do evento ao perfil do público e a importância do Paraná como maior produtor de feijão do Brasil”, destaca Sfeir. Assessoria de Imprensa Embrapa).