Embrapa traz cinco lançamentos ao Show Rural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

embrapa 11 02 26A solenidade de lançamento de tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel, realizada neste dia 10 de fevereiro, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa no evento, em Cascavel (PR), contou com a presença governador em exercício do Paraná, Darci Piana, com o presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Paraná, Almir Gnoatto, com a chefe da Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Carina Rufino, representando o chefe-geral da Unidade Alexandre Nepomuceno, com o pesquisador Marcelo Aguiar, representando a Chefia da Embrapa Arroz e Feijão, com o prefeito de Cascavel (PR), Renato Silva, entre outras autoridades.

No dia Mundial do Feijão, a Embrapa lança quatro cultivares de feijão - BRS ELO FC424, BRS ELO FC429, BRS FP426 e BRS FP327 - além da publicação sobre Tecnologia de Aplicação de Pesticidas. Durante a solenidade, houve a entrega simbólica da publicação ao superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Paraná, Almir Gnoatto, e das novas cultivares de feijão ao governador em exercício do Paraná Darci Piana. Também houve degustação de caldo de feijão, produzido com as variedades em lançamento.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, ressaltou o papel estratégico da Embrapa no desenvolvimento da agricultura brasileira, durante seu pronunciamento. “A Embrapa é fundamental para o avanço da agricultura em todas as regiões produtoras do Brasil e os resultados alcançados no campo são fruto direto do investimento em ciência, tecnologia e inovação promovido pela instituição”, defende. Para o governador, o desenvolvimento econômico está diretamente ligado ao fortalecimento da pesquisa, que precisa ser adequadamente remunerada e tratada como um ativo estratégico para o Brasil. “Tenho orgulho pelo trabalho realizado pela Embrapa e reforço o compromisso com o fortalecimento da instituição”, reforça.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, também destacou a importância da Embrapa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e defendeu maior valorização da pesquisa científica durante seu pronunciamento no evento. Em sua fala, Grolli afirmou que a Embrapa é a principal empresa de pesquisa agropecuária do país e ressaltou o papel estratégico da instituição ao abrigar o maior banco genético do Brasil. “É fundamental que a pesquisa seja valorizada de acordo com a sua importância estratégica”, defendeu.

A chefe da Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Carina Rufino, afirmou que o evento marca um momento significativo para a Embrapa e para a cadeia produtiva do feijão no Paraná, com o lançamento de quatro novas cultivares de feijão e a publicação Tecnologia de Aplicação de Pesticidas, desenvolvida pela Embrapa Soja, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Carina Rufino destacou a forte parceria da Embrapa com o setor produtivo e a importância do processo de transferência de tecnologia, citando como um dos exemplos a parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com foco na adoção de boas práticas agrícolas, redução de impactos ambientais, maior segurança nas recomendações técnicas. “São ações que contribuem para que produtores e técnicos tomem decisões mais eficientes e sustentáveis nas lavouras”, avalia. “O trabalho da Embrapa se concretiza por meio de parcerias sólidas, fundamentais para levar a tecnologia desenvolvida nos centros de pesquisa até o produtor rural”, diz Carina.

No evento, o pesquisador Marcelo Sfeir Aguiar, da Embrapa Arroz e Feijão, apresentou as características das quatro novas cultivares de feijão que prometem impactar positivamente o mercado brasileiro. “As tecnologias integram duas cultivares do grupo carioca e duas do grupo preto e são resultado de uma parceria entre a Embrapa e o setor privado, envolvendo 11 sementeiras de feijão carioca e 13 de feijão preto”, afirma. “Todos os anos fazemos questão de trazer nossos lançamentos ao Show Rural Coopavel, devido a magnitude do evento ao perfil do público e a importância do Paraná como maior produtor de feijão do Brasil”, destaca Sfeir. Assessoria de Imprensa Embrapa).

Conteúdos Relacionados