Unidade Industrial de Milho da Integrada inicia 2026 com Pit Stop e frota modernizada
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Unidade Industrial de Milho (UIM) da Integrada, em Andirá (PR), iniciou o ano com a implantação do sistema de abastecimento interno de empilhadeiras, conhecido como Pit Stop, marcando um novo avanço na modernização dos seus processos operacionais. A iniciativa inclui a instalação de um posto interno de abastecimento de GLP e a renovação completa da frota de empilhadeiras, com foco em eficiência, segurança e redução de custos.
Com o novo sistema, a UIM deixa de depender do antigo modelo de rodízio e troca de botijões individuais e passa a operar com um posto próprio de abastecimento, em parceria com a Ultragaz. O tanque instalado, com capacidade aproximada de 5 mil quilos de GLP, permite o abastecimento direto das empilhadeiras dentro da unidade, eliminando gargalos logísticos, reduzindo paradas operacionais e aumentando a autonomia do processo produtivo.
O impacto financeiro também é significativo. A redução no custo do quilo do gás resultará em uma economia operacional relevante, capaz de garantir o retorno do investimento realizado na estrutura do Pit Stop em aproximadamente um ano. Além disso, a centralização do abastecimento contribui para maior controle do consumo e maior previsibilidade dos custos operacionais.
Paralelamente, a Integrada renovou a frota de empilhadeiras da UIM, que agora conta com oito máquinas de última geração, sendo sete em operação e uma reserva. Os novos equipamentos são locados e incorporam tecnologias voltadas à segurança, como sistemas de sinalização visual que ampliam a proteção de operadores e pedestres, especialmente em áreas de circulação intensa dentro da planta industrial.
A modernização também trouxe reflexos positivos para os colaboradores. A implantação do novo modelo exigiu treinamentos específicos, conforme as normas regulamentadoras, e criou a função de operador de abastecimento, reforçando a qualificação da equipe. “Estamos focados em melhorias que gerem resultados positivos não apenas financeiros, mas que tragam dinamismo à linha de produção e ofereçam melhores ferramentas de trabalho aos nossos colaboradores”, afirma Henrique Soares Lima, comprador da Integrada, um dos responsáveis pelo projeto.
Segundo o analista administrativo, Thiago Nathan Nunes Pereira, responsável pelo contrato de locação, a mudança gera reflexos positivos no dia a dia da operação. “Conseguimos unir a eficiência econômica à tecnologia. Os operadores estão motivados com máquinas seguras e ainda mais robustas, o que impacta diretamente na produtividade.”
Outro ponto importante do projeto é a redução de paradas operacionais, mantendo ativa a produção da indústria.
Para Cleverson Navarro Alves, gerente industrial, as iniciativas consolidam um novo padrão de desempenho operacional da unidade. “A implantação da central de gás e do Pit Stop trouxe ganhos com contratos de longo prazo, eliminação de perdas nos botijões e controle individualizado do consumo das empilhadeiras. Em paralelo, a renovação da frota de empilhadeiras elevou os padrões de segurança e desempenho industrial. As iniciativas resultaram em melhoria no nível de atendimento às demandas operacionais, com maior disponibilidade dos equipamentos e redução da imprevisibilidade na rotina industrial, tornando a operação mais segura e eficiente, plenamente alinhada à estratégia de crescimento da UIM”, destaca. (Comunição Integrada).