Giro COOP
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O clima favorável, a ampliação da área plantada, maior investimento tecnológico e estímulo por políticas públicas devem levar o Brasil a uma safra recorde de grãos. A avaliação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 10º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta quinta-feira (10), em Brasília. A produção brasileira para a safra é estimada em 339,6 milhões de toneladas, um volume que representa aumento de 14,2% em relação à colheita do ciclo anterior.
O Paraná teve o melhor semestre em exportações de carne suína desde 1997, quando a plataforma Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, iniciou o levantamento da série histórica. Foram exportadas 110.700 toneladas, o que representa um crescimento de 39,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A informação faz parte do Boletim de Conjuntura Agropecuária desta semana, preparado pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
O G7 Paraná — grupo que reúne sete grandes entidades do setor produtivo paranaense (Fecomércio, Faciap, Faep, Fiep, Fetranspar, Ocepar e ACP) — se posiciona junto ao governo brasileiro, solicitando agilidade diante do anúncio da taxação de 50% sobre produtos brasileiros, que deverá ser imposta pelos Estados Unidos a partir de 1º de agosto. O G7 recomenda que as autoridades federais abram canais de diálogo efetivos com o governo norte-americano, buscando a anulação dessa medida e, assim, evitando prejuízos imensuráveis para a economia nacional. O grupo também está avaliando, junto a diferentes segmentos do setor produtivo estadual, os possíveis impactos para a economia paranaense — que mantém inúmeros negócios com os Estados Unidos, especialmente nas áreas do agronegócio, indústria, transporte e comércio.
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga: @sistemaocepar