Projeto da Nova Ferroeste interessa muito ao setor cooperativista também

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Governo do Paraná lançou em 21/06 a consulta ao edital de leilão da Nova Ferroeste, linha férrea que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, com um ramal também a Santa Catarina, impactando diretamente 67 municípios.
O Governador do Paraná, Ratinho Jr, destacou que a ferrovia será essencial para a transformação do Estado em hub logístico da América do Sul.

O investidor privado que arrematar a ferrovia será responsável pela construção do trecho completo, de mil 567 quilômetros, incluindo os ramais entre Foz do Iguaçu/Cascavel, Chapecó/Cascavel e Dourados/Maracaju. O Coordenador do Plano Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes, lembra que o documento prevê um investimento total de 35 bilhões e 800 milhões de reais, com obrigação de começar as obras pela ligação entre Cascavel e Paranaguá.

A Nova Ferroeste vai nascer verde e sustentável. Todo o projeto, ressalta o Diretor-Presidente da Ferroeste, André Gonçalves, foi desenvolvido para ter o mínimo possível de impacto socioambiental.

O Presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken, participou da cerimônia de lançamento do edital da Nova Ferroeste. Segundo Ricken, "este projeto interessa diretamente o sistema cooperativista paranaense, que realiza hoje o transporte da safra rumo ao Porto de Paranaguá, quase que exclusivamente por rodovias, que onera o custo de produção. Ainda de acordo com o Presidente da Ocepar, com a Nova Ferroeste, o setor cooperativista terá opção ferroviária também, agilizando as exportações e reduzindo custos para produzir.

Com informações do repórter Felippe Salles, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
https://www.aen.pr.gov.br/Audio/Estado-divulga-o-edital-da-Nova-Ferroeste-ligacao-ferroviaria-que-vai-transformar-o-Pais



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados