100 Anos de Cooperativismo de Crédito

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
No PR, primeiros passos com o comitê de crédito

No próximo dia 4 de novembro será realizada em Curitiba a solenidade de comemoração aos 100 Anos do Cooperativismo de Crédito no Brasil. O início do sistema se deu com a constituição, em 28 de dezembro de 1902, em Linha Imperial (Nova Petrópolis – RS), da primeira caixa de crédito tipo Raiffeisen, sob a liderança do padre Theodor Amstad. Em 1964 o sistema conta com 66 dessas cooperativas no Rio Grande do Sul, quando a nova lei bancária do governo militar restringe sua atuação, provocando a perda de competitividade do sistema cooperativo de crédito. Fruto dessa política, entre 1970 a 1980 desaparecem 50 cooperativas. Mas o sistema reage e constitui no RS, em 1980, a Cooperativa Central de Crédito Rural - Cocecrer, constituída por 9 das 13 cooperativas remanescentes.

Surgimento no Paraná – Em 30 e 31 de agosto de 1982 foi realizado, em Curitiba, o Seminário de Crédito Rural, promovido pela Ocepar, Emater, cooperativas centrais e BNCC (Banco Nacional de Crédito Cooperativo), onde se discutiu estratégias para incentivar o surgimento das cooperativas de crédito no Estado. As instituições organizadoras do seminário decidiram constituir o Comitê de Crédito, integrado por Nelson Costa, da Ocepar, como coordenador; Pedro Cebrian, da Emater; Pedro Sniezeck, da Cocap; e Waldomiro Kreusch, técnico contábil da Ocepar; “Esse comitê orientou a constituição das cooperativas de crédito em todo o Estado, com exceção das três que já existiam: a Credipagro (Toledo), Credival (Londrina) e Credivel (Cascavel)”, lembra o gerente Técnico e Econômico da Ocepar, Nelson Costa.

Visita ao RS – Costa afirma que antes do seminário ele foi designado a visitar o Rio Grande do Sul, em companhia com Willian Vriesmann, da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná (CCLPL), para estudar o ressurgimento das cooperativas de crédito rural, sob a liderança de Mário Kruel Guimarães. Durante uma semana visitaram diversas cooperativas, dentre elas a de Nova Petrópolis, e suas observações resultaram no relatório apresentado ao Seminário Estadual de Cooperativismo de Crédito, realizado na Emater Paraná.

Comitê nacional – Com o ressurgimento sistema OCB – Organização das Cooperativas brasileiras decidiu fomentar, de forma organizada e de acordo com a lei, a organização das cooperativas de crédito em todo o Brasil. Para isso constituiu um comitê de crédito coordenado por Roberto Rodrigues e com a participação de Mário Kruel Guimarães (RS), Nelson Costa (PR), Bento Garcia (SC) Vitor Argolo (SP) e por um representante de Minas Gerais. Esse comitê delineou o modelo que sustentaria a criação de um sistema de crédito em todo o Brasil, sob a liderança da OCB, que passou a gestionar com as autoridades federais visando retirar as restrições ao funcionamento das cooperativas de crédito.

Cocecrer PR - A Ocepar, que coordenou o Comitê Pró-constituição das Cooperativas de Crédito, sempre liderou as ações visando organizar o setor, culminando com a constituição, em 20 de janeiro de 1985, por dez cooperativas de crédito singulares, da Cooperativa Central de Crédito Rural do Paraná - Cocecrer-PR, (hoje Sicredi Central PR). A central. Foi autorizada a funcionar apenas seis meses depois. Em 1987, mais sete cooperativas de crédito e cinco cooperativas centrais agropecuárias filiaram-se à Cocecrer PR, permitindo nova expansão do sistema. O sistema, mais organizado e fortalecido, passou a lutar para acabar com as severas restrições do governo ao seu funcionamento. As mais importantes restrições desapareceram no governo FHC, que autorizou, em 1995, o funcionamento do Bansicredi. No ano seguinte o Paraná aderiu ao Bansicredi, o primeiro passo para o surgimento do sistema Sicredi, hoje integrado também por MT, MS e SP.

Conteúdos Relacionados