18º Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental Coamo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Está tudo pronto para o 18º Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental da Coamo Agroindustrial Cooperativa em Campo Mourão. O evento terá início nesta quinta-feira (2), com expectativa de reunir 4 mil produtores de toda a área de ação da cooperativa nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O encontro é tradição no calendário de eventos da Coamo e visa repassar durante sete dias - cada dia produtores de uma região - informações valiosas aos cooperados sobre as novidades tecnológicas existentes no mercado para a condução das lavouras, agregação de valor e renda à atividade. O Encontro vai mostrar em detalhes no período de 2 a 10 de fevereiro, 11 dos 170 trabalhos desenvolvidos durante esta safra de verão pela Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão. Envolve uma equipe técnica de 75 pessoas, além de 30 pesquisadores.
Expectativa - O engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, coordenador da organização do evento, diz que é grande a expectativa para a realização do evento. Ele destaque que entre as novidades a serem apresentadas no encontro estão o manejo da soja transgênica e da ferrugem asiática da soja. “Também teremos, neste ano, uma estação que irá tratar sobre mata ciliar, orientando os cooperados para a importância da preservação e recuperação”, adianta. “A Fazenda Experimental Coamo é um sucesso. Para satisfação de todos, ela vem cumprindo muito bem a sua missão no apoio e transmissão de ensinamentos valiosos fazendo com que as modernas tecnologias cheguem de maneira fácil e aplicável aos produtores para colheitas com maior qualidade e produtividade”, explica o engenheiro agrônomo e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.
Estrutura - A Fazenda Experimental, instalada numa área de 170 hectares, anexo ao parque industrial da cooperativa, em Campo Mourão, surgiu da necessidade de facilitar a vida dos cooperados, com a realização de testes e experimentos sobre novas técnicas de plantio, variedades, conservação de solos e de combate a doenças e pragas, uma vez que seria muito difícil, oneroso e sem resultado confiável cada cooperado promover individualmente esse trabalho na sua propriedade. Na fazenda são desenvolvidos diversos experimentos e testadas variedades, defensivos e fertilizantes agrícolas, máquinas e implementos, além de sistemas de plantio. Desta maneira, os novos defensivos e variedades que surgem no mercado são testados primeiramente na unidade de pesquisa da cooperativa para depois serem utilizados pelos cooperados.