40 ANOS: Ocepar contribui para a construção de política agrícola, diz Osmar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"A Ocepar, além de trabalhar para fomentar o cooperativismo, tem atuado muito na formulação de propostas que estão contribuindo para a construção de uma política agrícola nacional. Por isso, é muito importante homenageá-la por esses 40 anos de trabalho", afirmou, nesta segunda-feira (11/07), o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, ao participar de reunião com diretores da entidade, em Curitiba. No encontro, ele lembrou que duas das novidades lançadas pelo BB para a safra 2011/12, o seguro faturamento e o crédito rotativo, foram criadas a partir de sugestões apresentadas pela Ocepar.
Papel importante - "Eu estava olhando para a galeria de fotos dos ex-presidentes da Ocepar e percebi que eu convivi com todos eles, ou como secretário da Agricultura ou como senador. Creio que, quando ela se organizou, teve um papel importantíssimo que foi de fomentar o cooperativismo no Paraná. Ao fazer isso, a Ocepar deu a ferramenta principal para o desenvolvimento da agricultura, especialmente com relação à qualidade da agricultura do Paraná - hoje a melhor do Brasil. E o cooperativismo desse estado é o mais bem organizado graças também ao seu trabalho", acrescentou Dias.
Quatro décadas - A Ocepar completou 40 anos no dia 2 de abril. Atualmente possui 236 cooperativas registradas, de 13 diferentes ramos, entre eles, agropecuário, saúde, crédito, educacional, especial, consumo, infraestrutura, habitacional, mineral, produção, trabalho, transporte, turismo e lazer. No ramo agropecuário são 82 entidades que respondem por cerca 54% da economia do agronegócio regional e por mais de 900 mil postos de trabalho.