ABAM: Ivo Pierin Júnior assume presidência

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O industrial Ivo Pierin Júnior, proprietário da empresa Podium Alimentos, assume nesta quinta-feira, dia 28 de junho, em Paranavaí/PR, a Presidência da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca), para o período de junho de 2007 a junho de 2008. A cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva acontecerá na sede da Associação, às 19 horas, onde será realizada, também, a entronização de ex-presidentes da entidade e do Simp (Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná). Ampliar a atuação da ABAM, através da conquista de novos associados, em diversas regiões do País, é uma das principais metas de Pierin Júnior na presidência da Associação. Pretende, também, firmar parcerias com entidades de pesquisa, objetivando maior estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias, voltadas, principalmente, à área agrícola, em específico à mecanização da colheita de mandioca, que é a matéria-prima das indústrias de amido de mandioca, visto que a disponibilidade de mão-de-obra nas lavouras está reduzida.
 
Institucional - Pierin Júnior pretende, também, atuar no sentido de fortalecer ainda mais as relações institucionais da ABAM. Planeja estabelecer, ainda, parcerias com outras entidades como o Sistema CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o Sitema CNI (Confederação Nacional da Indústria), a Finep (Financiadora Nacional de Estudos e Projetos), a Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre outras instituições, com objetivo de firmar parcerias e convênios voltados à pesquisa, exportação e de estudos e análises econômicas relativas ao setor.
 
Convênio - A ABAM mantém hoje um convênio com o Cepea/Esalq/USP, através do qual se processa uma espécie de mini-censo do setor, que serve de referencial para tomadas de decisões nas áreas econômica e produtiva, e pode ser usado, futuramente, como indicador para comercialização de produtos do setor em mercados futuros, através de Bolsas de Mercadorias. Por meio das parcerias com as entidades referenciadas, Pierin Júnior almeja ampliar o convênio, aumentando a abrangência da pesquisa realizada pelo Cepea. Natural da Lapa, no Paraná, Ivo Pierin Júnior, após concluir estudos em Curitiba, transferiu residência para o Município de Paranavaí, no ano de 1976, com o objetivo de trabalhar com gado de corte e café, em propriedades rurais da família, nos municípios de Tamboara e Paranavaí. Começou a lidar com mandioca logo que chegou a Paranavaí, através do cultivo da raiz e da produção de farinha de mandioca, numa pequena farinheira, montada pela família (o pai Ivo Pierin, e o irmão, Paulo Sérgio de Abreu Pierin), no Município de Tamboara. Essa farinheira deu origem à Podium Alimentos, fundada em maio de 1990.
 
Terceira vez - Esta é a terceira vez que Pierin Júnior assume a Presidência da ABAM, da qual é um dos membros-fundadores. Ele presidiu a entidade nos períodos de 1995 a 1997, e, de 1997 a 1999.  Foi, também, Presidente da SBM (Sociedade Brasileira de Mandioca), de 1991 a 1992; Gerente Temático da Mandioca do, extinto, Programa Paraná Agroindustrial, e, Vice-presidente de Agronegócios da Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná), na gestão de Jeferson Nogarolli. Atualmente, é presidente do Cetem (Centro Tecnológico da Mandioca), desde sua fundação, no ano de 2005; Vice-presidente da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná); representante da CNA no âmbito da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados; Presidente da Comissão Técnica de Mandioca da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná); e, Presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, função que exerce há sete anos. (Abam)

 

Conteúdos Relacionados