ACIG e Agrária entregam projeto de ampliação da PR-170 ao governador do PR
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) e a Cooperativa Agrária entregaram, na última sexta-feira (09/05) ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, o projeto executivo de ampliação da rodovia PR-170. A entrega foi durante visita do governador à cidade. O estudo técnico detalhado foi contratado e financiado pelas duas instituições, com o objetivo de viabilizar a duplicação e modernização do trecho entre o entroncamento com a BR-277, em Guarapuava, até o Rio Jordão.
O projeto contempla a duplicação de 9,09 km da via principal, a implantação de 9,64 km de vias marginais em duplo sentido, além de alças de acesso, rotatórias, viadutos, pontes e trincheiras. Entre as principais intervenções estão a construção de seis obras de arte especiais, como a nova ponte sobre o rio Jordão (160 m), e a requalificação ecológica do pavimento existente com reciclagem. Também estão previstos dispositivos de drenagem, sinalização, iluminação pública e acessibilidade ao longo de todo o trecho.
A entrega do projeto ao governo do Estado representa um passo decisivo para que a obra seja incluída no planejamento de infraestrutura viária do Paraná. Com valor estimado superior a R$ 340 milhões, a proposta já está acompanhada de estudos ambientais, orçamentos, projetos de desapropriação e memoriais de cálculo estruturais — atendendo aos critérios técnicos exigidos para licitação e execução da obra.
A presidente da ACIG, Maria Inês Guiné, destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento da região. “Essa rodovia é vital para a integração entre a cidade e o distrito de Entre Rios, além de ser um corredor estratégico para o agronegócio e a indústria. Com essa entrega, Guarapuava mostra sua capacidade de liderar e propor soluções concretas para o futuro,” afirmou.
O vice-presidente da Cooperativa Agrária, Manfred Michael Majowski, reforçou o papel da infraestrutura para a competitividade regional. “A PR-170 é um eixo logístico essencial para o escoamento da produção e o deslocamento das pessoas. Investir nesse projeto é garantir mais segurança, eficiência e desenvolvimento sustentável para todos que vivem e produzem em Guarapuava e Entre Rios,” disse.
O projeto técnico foi elaborado por empresa especializada e estruturado em cinco volumes principais, incluindo estudos geotécnicos, topográficos, ambientais e de impacto ao patrimônio arqueológico. A expectativa é que, com a entrega oficial, o Estado possa iniciar os trâmites para execução da obra, considerada uma demanda histórica da comunidade guarapuavana.
Confira as empresas que participaram desse processo:
Cooperativa Agrária Agroindustrial
Coamig Agroindustrial Cooperativa
Cooperativa Agroindustrial Aliança e Carnes Nobres – Cooperaliança
Expresso Guarios e Turismo Ltda
Giga Quatro Empreendimentos Imobiliários Ltda
Imperium Empreendimentos Imobiliários Ltda
Oko Participações Societárias Ltda
Polijuta Indústria e Comércio De Embalagens Ltda
Top Pro Consultoria Ltda, Me
(Fonte: Imprensa ACIG)