ADMINISTRAÇÃO RURAL: Paraná terá a primeira Escola da Carne do Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de dar formação aos profissionais que trabalham com corte de carne, foi aprovado, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, pela Secretaria de Agricultura do Paraná o projeto da Associação Regional dos Suinocultores do Centro-Sul do Paraná-Suinosul. O contrato para construção do prédio, primeira etapa do trabalho, será assinado no próximo dia 9 de dezembro, no município de Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, que, compreendendo a grandiosidade da obra, cedeu o terreno e trouxe para si esta iniciativa multiplicadora.
Formação - Segundo o seu idealizador, o presidente licenciado da Suinosul, Eng. Agr. Remi José Sterzelecke, a Escola da Carne proporcionará uma formação adequada para profissionais de diferentes setores deste mercado, que até o momento não dispõem de uma capacitação regular e completa. Sobre a importância e a necessidade da criação da Escola da Carne, Remi José lembra que no Paraná são mais de 4.500 açougues, no país são mais de cem mil, cujos profissionais aprendem na total informalidade. “A Escola servirá, também, para resgatar os pratos típicos da culinária das várias etnias de nosso estado, que irão melhorar sensivelmente nossa gastronomia, além de criar outros, sofisticando a arte da mesa e garantindo à nossa população alimentos mais seguros e saudáveis”, completou.
Benefícios - O presidente em exercício da Suinosul – Associação Regional dos Suinocultores do Centro/Sul do Paraná, Carlos Francisco Geesdorf, defende a idéia. “Para nós, suinocultores, a Escola da Carne virá acrescentar um benefício muito grande. A carne suína é a mais consumida no mundo, porém, no Brasil, ela está em terceiro lugar. Somos o 4º maior produtor e exportador mundial, mas consumimos pouco. Há apenas três ou quatro cortes conhecidos e procurados de carne suína pela nossa população, mas existem mais de trinta cortes, que serão ensinados e divulgados nos cursos da Escola e, com isto, esperamos que o consumo da carne in natura aumente consideravelmente no mercado interno brasileiro”, conclui.
Assinatura de Contrato - Com o projeto aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, a assinatura do contrato será realizada neste sábado (9/12), às 19h30min, na sala de imprensa do Parque Municipal Ângelo Veclin Palu, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no município de Mandirituba (RMC). Para a solenidade são esperadas autoridades locais e estaduais, além da presença do Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA no Paraná, Reni Antônio Denardi, Valter Bianchini, Secretário Geral da Agricultura Familiar do MDA em Brasília, Luiz Carlos Teixeira Lopes, Secretário Executivo do CEDRAF-Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar e representantes dos Territórios da região da Cantuquiriguaçú (Cleusa Gowacki), Paraná Centro (Luiz Carlos Lima) e Centrosul (Fridel Tealmo Pottker). (Portal do Agronegócio)