AGENDA: Cooperativas vão discutir cultivo com finalidade energética

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O cultivo de florestas energéticas vai estar em debate no próximo Fórum sobre a produção florestal que acontece no dia 23 de novembro, das 08h30 às 17h, na sede da Embrapa Florestas, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. O evento é promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com a Embrapa Florestas. De acordo com especialistas, as florestas energéticas são cultivadas com o objetivo de produzir lenha e carvão e evitar a pressão do desmatamento sobre as florestas naturais. A situação atual e as perspectivas desse setor serão abordadas no fórum pelo pesquisador da Embrapa, Antonio Francisco J. Bellote. Na sequência, os participantes serão informados sobre as espécies de eucalipto adequadas para o plantio com finalidade energética no Paraná; práticas silviculturais, adubação, manejo e integração com a agropecuária. Serão ainda identificadas as áreas de interesse comum para parceria entre a Embrapa Florestas e as cooperativas paranaenses.

Público - O evento é dirigido a gerentes operacionais e profissionais que participam dos fóruns ambiental e agronômico da Ocepar. As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de novembro, diretamente pelo agente de Desenvolvimento das Cooperativas, por meio do site www.ocepar.org.br. Mais informações com Gilson Martins (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 41 3200-1113) ou Leandro Macioski (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 41 32001128)

Clique aqui e confira a programação completa do Fórum "A produção florestal nas cooperativas" 

Fórum discute perspectivas da economia para 2011

O doutor em teoria econômica pela FEA/USP e sócio da Tendências Consultoria, Juan Jensen, é um dos palestrantes do 3º Fórum Financeiro e de Mercado 2010 que o Sistema Ocepar promove, no próximo dia 25 de novembro, no auditório da Cocamar, em Maringá. Ele vai falar sobre as perspectivas para a economia brasileira em 2011, cenários para a política econômica após as eleições e projeções para as principais variáveis macroeconômicas do Brasil. Haverá ainda a participação do economista, secretário municipal de abastecimento e representante da agricultura na equipe de transição de governo, Norberto Ortigara, que tratará das metas do novo governo do Estado para o agronegócio no período 2011/2014. Já o agrônomo e sócio diretor da Agronconsult, André Pessoa, vai ministrar palestra sobre "Tendências de mercado para a soja, milho e trigo - safra 2010/11. O fórum é destinado a dirigentes, gerentes e profissionais das cooperativas paranaenses.

Inscrições - As inscrições para o curso devem ser efetuadas diretamente pelo agente de Desenvolvimento

Humano das cooperativas por meio do site www.ocepar.org.br. Na ausência desse profissional deve-se entrar em contato com Leandro Roberto Macioski (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (41) 3200-1128); Devair Mem (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (41) 3200-1131) ou Flávio Turra (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (41) 3200-1110).

Clique aqui e confira a programação completa do Fórum Financeiro e de Mercado 

Futuro da cultura do trigo será tema de seminários

Seis seminários sobre o futuro da cultura do trigo serão realizados, entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro, nas cidades de Londrina, Ivaiporã, Campo Mourão, Assis Chateaubriand, Toledo e Cascavel. Os eventos são promovidos pelo Sistema Faep, Sistema Ocepar e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O engenheiro agrônomo do Iapar, Lauro Akyo Okuyama, vai ministrar palestra com o tema "Manejo da lavoura e doenças, variedades mais adequadas para o cultivo no Paraná e a influência na qualidade do trigo". O analista técnico e econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, tratará das tendências do mercado e o engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho falará sobre complemento de renda nas propriedades com integração lavoura-pecuária-floresta. O economista do Sistema Faep, Pedro Loyola, discorrerá sobre "Políticas públicas e classificação oficial do trigo".

Clique aqui e confira a programação completa do Seminário O futuro do trigo

Conteúdos Relacionados