AGENDA: Fórum vai reunir diretores executivos de cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) promove, nos dias 5 e 6 de março, um Fórum destinado a diretores executivos e superintendentes das cooperativas paranaenses. O evento conta com o apoio da Cocamar e será realizado no auditório da cooperativa, em Maringá.

Objetivo - De acordo com o gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema Ocepar, Leonardo Boesche, o Fórum tem por objetivo promover a troca de experiências entre os diretores executivos das cooperativas. "Dessa forma, pretendemos contribuir positivamente para a gestão das empresas cooperativas e para o desenvolvimento do setor cooperativista", esclarece.

Programação - O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, fará a abertura do evento, às 17 horas. Na seqüência, o doutor em Economia Rural, professor Judas Tadeu Grassi Mendes, ministrará palestra sobre "Economia Mundial, Perspectivas e Desafios". No segundo dia, será apresentada a experiência em gestão da cooperativa Cocamar. Já o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, discorrerá sobre "A estratégia de desenvolvimento humano para o cooperativismo paranaense". Os participantes do fórum também farão uma visita ao parque industrial da Cocamar. Haverá ainda um ciclo de debates antes do encerramento.

Evento traz modelos de sucesso do cooperativismo italiano e argentino - Experiências bem-sucedidas do cooperativismo italiano e argentino serão apresentadas, nos próximos dias 9 e 10 de março, durante o Fórum do Cooperativismo Internacional que está sendo organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Secoop/PR). No dia 9, o evento acontece no auditório da Cooperativa Cocamar, em Maringá. No dia 10, o Fórum será realizado no auditório da Coodetec, em Cascavel.

Modelos - Em ambas as cidades, os participantes vão conhecer o modelo da Cooperativa Multiterritorial Terremerse, da Itália, e também a experiência da cooperativa  de seguros SanCor, da Argentina. "A partir da difusão desses modelos, não só estaremos promovendo um intercâmbio de idéias, como também a intercooperação e a prospecção de novos negócios e oportunidades entre as cooperativas", afirma o gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema Ocepar, Leonardo Boesche. Ainda de acordo com ele, o evento é aberto a todo o público cooperativista. "É muito importante a participação de dirigentes, gerentes, técnicos e diretores, além dos colaboradores das cooperativas e dos associados", ressalta.

Origem - O primeiro contato dos paranaenses com os modelos que serão apresentados no Fórum Internacional ocorreu no ano passado durante o Programa de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, promovido pelo Sescoop/PR e Sebrae/PR. "Na época, um grupo de diretores executivos de cooperativas do Paraná teve a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados na Itália e na Argentina e, a partir daí, houve o interesse em divulgá-los aos demais representantes do setor cooperativista paranaense", afirma Leonardo.

Conteúdos Relacionados