AGENDA: Frencoop promove I Seminário sobre cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) realiza no dia 17 de junho o "I Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo" Cooperativismo: avanços e desafios". O evento acontece no Auditório Petrônio Portela - Senado Federal e será composto por três painéis: O cooperativismo no mundo; O cooperativismo de crédito no Brasil e O Cooperativismo e a Reforma Tributária. Este último terá a participação do ministro Guido Mantega, do consultor contábil-tributário e analista tributário do Sistema Ocepar, Marcos Antônio Caetano, e dos deputados Paulo Piau, Sandro Mabel e Antonio Palocci.A realização do Seminário tem o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e dá inicio a uma série de eventos que acontecerá no Congresso Nacional, com o objetivo de difundir o cooperativismo no Congresso Nacional, visando o fortalecimento e o desenvolvimento das ações em prol do cooperativismo. Este primeiro encontro terá como foco o Ramo Crédito. Inscrições no link "Eventos" do portal www.brasilcooperativo.coop.br. Informações pelo e-email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 3325-2716.

 

3.º Congresso Internacional de BioEnergia

Acontece de 24 a 27 de junho, no Expotrade em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o 3º Congresso Internacional de Bioenergia.  O objetivo é discutir sobre o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias de base, fomentando a geração de biomassa e biocombustíveis, colocando frente a frente técnicos, especialistas, pesquisadores e empresários do Brasil e de outros países que utilizam esta tecnologia com sucesso, as quais podem ser naturalmente adequadas às diferentes regiões e padrões de projetos a nível nacional e até mesmo, internacional. Paralela ao evento, ocorre a BIO Tech Fair - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel, uma mostra de produtos e serviços relacionados. A programação será desenvolvida numa área de 23 mil metros quadrados de exposição e 13 auditórios. Informações: www.eventobioenergia.com.br

 

Curso sobre alterações na legislação do IRPJ-DIPJ nos dias 10 e 11 de junho

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), promove no mês de junho, em Curitiba, o Curso de "IRPJ-DIPJ". O curso, que acontece no dia 10 para as cooperativas urbanas e no dia 11 para as cooperativas agropecuárias, será realizado na sede do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, das 08h às 17h30. O instrutor será  o contador, administrador e professor da Unisinos, instrutor Dorly Dickel que, através de exposições práticas e teóricas, demonstrará aos participantes as regras básicas de preenchimento da DIPJ (software - Imposto de Renda Pessoa Jurídica), juros sobre o capital social, compensação de prejuízos fiscais, compensação de tributos e contribuições e variações monetárias cambiais. Dorly fará também uma retrospectiva da legislação (IRPJ, CSLL), contribuição ao ISS, ao PIS e COFINS, créditos recuperáveis: compensáveis e restituíveis, contabilização, controles e obrigações acessórias, contribuição social sobre o lucro, imposto de renda na fonte, imposto de renda pessoa jurídica, etc.

Inscrições - As inscrições para o curso deverão ser efetuadas diretamente pelo Agente de Desenvolvimento Humano da Cooperativa no site www.ocepar.org.br. Caso a cooperativa não tenha um agente, os interessados devem entrar em contato com Andressa ou Rodolfo pelos e-mails Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou então pelos telefones (41) 3200-1124 e 3200-1127.

 

III Conac  de 12 a 14 de junho

A ANCC (Associação Nacional das Cooperativas de Crédito) convida para o III Conac (Congresso Nacional das Cooperativas de Crédito), que será realizado de 12 a 14 de junho, em Angra dos Reis (RJ). Com temas técnicos, de responsabilidade social e de comunicação e marketing, o III Conac ainda apresenta exemplos enriquecedores como o Banco Palmas, de Fortaleza, e workshops das cooperativas dos funcionários da Embraer, de São José dos Campos, e da Sabesp, de São Paulo. César Nunes, Cláudio Queiroz, Gustavo Cerbasi, Hélio Luiz Pinto, João Joaquim de Melo, Marcos Kaluf farão parte do time de palestrantes do evento. Lideranças cooperativistas e políticas também confirmaram presença no evento. Entre eles os presidentes da OCB, Marcio Lopes de Freitas, da Ocesp, Edivaldo Del Grande, o diretor da ACI, Américo Utumi, e o deputado federal Arnaldo Jardim, da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo). Mais informações no site www.ancc.com.br

 

Conteúdos Relacionados