AGENDA: Paraná será sede de conferência de ambiental portuária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A escolha do Paraná como sede da 2ª Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária foi ratificada na terça-feira (26.08), em Foz do Iguaçu, pelo presidente da Comissão Interamericana de Portos (CIP), Carlos Gallegos. Além de Gallegos, outros cinco membros estrangeiros da Organização dos Estados Americanos (OEA) estão conhecendo a infra-estrutura da cidade e definindo a pauta da Conferência, que será realizada em junho do ano que vem. Na tarde de terça-feira (26), acompanhados do secretário especial para Assuntos Portuários, Eduardo Requião, a comitiva foi recepcionada na Itaipu pelo presidente Jorge Samek, que comunicou o interesse da hidrelétrica em participar da Conferência Hemisférica. "Temos inúmeras ações na área do meio ambiente e o sucesso de grande parte delas está na parceria com o Governo Estadual", salientou.

Temas - Antes da visita à Itaipu, o grupo passou o dia reunido num hotel para decidir os assuntos que serão abordados no evento do próximo ano. As temáticas levantadas passarão por uma avaliação dos demais membros da CIP em novo encontro, em dezembro, na Argentina.  Durante a reunião preparatória para a Conferência, Gallegos reafirmou a posição de destaque do Porto de Paranaguá no cenário nacional e latino americano pelas medidas adotadas na área ambiental, o que estimulou a escolha da CIP. "O meio ambiente é um tema muito importante porque é estratégico para o desenvolvimento dos portos. Por isso estamos aqui para reconhecer o Porto de Paranaguá como modelo que pode ser seguido por portos nacionais e estrangeiros. Agradecemos ao Governo do Estado e ao Porto por receber esse evento", disse Gallegos.

Gestão ambiental - Na segunda edição da Conferência Hemisférica, em junho de 2009, o Porto de Paranaguá apresentará seu modelo de gestão ambiental, baseado na prevenção e responsabilidade social. O Clube de Serviços em Meio Ambiente atenderá não apenas a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), mas todas as empresas portuárias instaladas em Paranaguá. A CIP é um órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem a finalidade de servir como fórum de discussões dos 34 países-membros sobre assuntos ligados ao desenvolvimento, cooperação e fortalecimento do setor portuário. No encontro internacional, serão apresentadas as melhores práticas ambientais desenvolvidas pelos países-membros e que poderão servir de exemplo para outras nações. A 1ª Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária foi realizada em 2007, no Panamá.

 

Embrapa Soja promove  curso em setembro

A Embrapa Soja promove, entre os dias 22 e 26 de setembro, na sede da Unidade, em Londrina, PR, a segunda edição do Curso Básico sobre a Cultura da Soja. O evento, direcionado aos produtores, técnicos agrícolas e profissionais vinculados à cultura da oleaginosa, pretende repassar informações sobre as novas tecnologias para a produção da soja, a fim de garantir competitividade e rentabilidade ao produtor. Além de novidades, o curso apresenta informações básicas sobre os diversos segmentos técnicos envolvidos no cultivo da soja: práticas culturais, fertilidade e nutrição de plantas, interação lavoura-pecuária, estratégias de manejo do solo, de plantas daninhas, de pragas e de doenças, métodos de melhoramento genético clássico e em associação  com ferramentas moleculares para o desenvolvimento de cultivares e identificação de genes, ferramentas biotecnológicas empregadas para obtenção de transgênicos, tecnologias para aplicação de pesticidas, tecnologias para produção de sementes, aspectos de ecofisiologia e zoneamento agroecológico.  Serão oferecidas apenas 80 vagas para participação no evento. Os interessados podem acessar o site (www.cnpso.embrapa.br/cursodesoja), onde estão disponíveis os detalhes da programação e inscrição, ou ligarem para a F&B Eventos e Comunicação, empresa organizadora do curso, no telefone (43) 3025-5223. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. (Imprensa Embrapa Soja)

 

Congresso Nacional de Milho e Sorgo

"Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo". Esse é o tema no qual se baseia o XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que será realizado de 31 de agosto a 04 de setembro em Londrina, Paraná. Promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo, o Congresso é uma realização do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná e Embrapa Milho e Sorgo. No programa, estão previstas palestras, painéis com as mais importantes referências no estudo e na pesquisa do milho e sorgo, e ainda, complementa o Congresso, o III Simpósio da Lagarta do Cartucho e o Workshop sobre Manejo e Etiologia da Mancha Branca do Milho.

Destaques - O Congresso é um dos encontros técnicos mais importantes do calendário nacional. Além de temas como melhoramento genético, crescimento na produtividade, competitividade do milho e do sorgo, agroenergia e mudanças climáticas, a 27ª edição do Congresso vai abordar assuntos como pragas e doenças, risco de secas, biotecnologia, biossegurança, milhos especiais, milho orgânico, produção de alimentos e energia na agricultura familiar, entre outros assuntos.

Palestrantes - Entre os nomes que figuram entre os palestrantes, destaques para José Antonio Marengo (CPTEC-INPE), Celso Omoto (ESALQ-USP), Ivan Cruz (Embrapa Milho e Sorgo), Décio Luiz Gazzoni (Embrapa Soja), Ernesto Paterniani (ESALQ) que falará sobre as potencialidades e limitações do milho transgênico e o Diretor Executivo da ANDEF - Associação Brasileira de Defesa Vegetal, que abordará a importância de novos defensivos agrícolas para a sustentabilidade do cultivo do milho e sorgo.

Inscrições - As inscrições para o XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo podem ser feitas até o dia 20 de agosto no site http://www.cnmslondrina.com.br/  Mais informações através do telefone 43 3025 5121 ou pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados