AGENDA: Profissionais da área contábil das cooperativas debatem Escrituração Digital

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sescoop-PR promove em 02 de outubro no auditório da Cooperativa Coamo, em Campo Mourão, o Fórum de Contadores voltado aos profissionais de contabilidade, auditoria interna e tecnologia da informação. Dentre os temas a serem abordados estão: noções gerais do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, Escrituração Contábil Digital - ECD,  Escrituração Fiscal Digital - EFD, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Transporte Eletrônico (CT-e). A programação completa do Fórum dos Contadores está disponível no site do Sistema Ocepar www.ocepar.org.br Informações pelo telefone (41)3200-1100 ou e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Produção orgânica será debatida em seminário na Embrapa

De 1º a 3 de outubro, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) sediará o XI Seminário Mineiro sobre Produção Orgânica. Promovido em conjunto com a UFV (Universidade Federal de Viçosa), a Emater-MG e a Epamig, o evento destina-se a agricultores, extensionistas rurais, pesquisadores, estudantes, consumidores em geral e outros interessados na área. O seminário pretende debater as tecnologias e os procedimentos que sustentam a produção orgânica. De acordo com a organização do evento, o evento promove debates de temas da produção animal, da produção vegetal e do processamento familiar de alimentos: "são focalizados os procedimentos de manejo ecológico e sustentável, práticas do cultivo agrícola e da criação animal, assim como a racionalização do uso da propriedade, além das estratégias que possam favorecer a sobrevivência das gerações futuras". Mais informações, inclusive a programação, podem ser conseguidas no endereço www.cnpms.embrapa.br/organica, pelo Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo (31) 3899-1131. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo José Carlos Cruz é o presidente da comissão organizadora do seminário. O evento tem o apoio da Comissão da Produção Orgânica em Minas Gerais.

 

Evento sobre cultivo de eucalipto no próximo dia 19, em Maringá

Com apoio da Cocamar, a Emater/PR promove no dia 19 de setembro a partir da 8 horas em Maringá, o Encontro de Produtores de Eucalipto da Região Noroeste do Estado. O evento, na Associação Cocamar, deve contar com a participação de 200 produtores e técnicos. Para o engenheiro agrônomo da Emater e organizador do evento, Joaquim Girardi, a cultura desponta como interessante alternativa para a diversificação da propriedade rural. "Estudos da Universidade Federal do Paraná revelam que entre 2012 e 2016 começará a faltar lenha no Brasil".  Girardi classifica o cultivo de eucalipto como uma "aposentadoria", uma vez que essa árvore é de ciclo longo, com produção e retorno garantido. Segundo ele, na área de ação da Secretária da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), regional Maringá, que engloba 29 municípios, a área plantada tem aumentado ano a ano. Atualmente, há 3 mil hectares cultivados. A rentabilidade média da cultura varia de R$ 1,7 mil por hectare/ano, quando a produção é vendida como lenha e R$ 4 mil por hectare/ano, quando esperado um tempo maior, cerca de 10 anos, comercializando as árvores como madeira. O custo (plantio, condução, colheita e transporte) é avaliado em 35% do valor bruto. "Recomendamos que o produtor destine entre 5% e 10% da propriedade para a cultura do eucalipto, integrando um programa de diversificação", finaliza Girardi. (Imprensa Cocamar)

 

Embrapa Soja promove curso em setembro

A Embrapa Soja promove, entre os dias 22 e 26 de setembro, na sede da Unidade, em Londrina, PR, a segunda edição do Curso Básico sobre a Cultura da Soja. O evento, direcionado aos produtores, técnicos agrícolas e profissionais vinculados à cultura da oleaginosa, pretende repassar informações sobre as novas tecnologias para a produção da soja, a fim de garantir competitividade e rentabilidade ao produtor. Além de novidades, o curso apresenta informações básicas sobre os diversos segmentos técnicos envolvidos no cultivo da soja: práticas culturais, fertilidade e nutrição de plantas, interação lavoura-pecuária, estratégias de manejo do solo, de plantas daninhas, de pragas e de doenças, métodos de melhoramento genético clássico e em associação com ferramentas moleculares para o desenvolvimento de cultivares e identificação de genes, ferramentas biotecnológicas empregadas para obtenção de transgênicos, tecnologias para aplicação de pesticidas, tecnologias para produção de sementes, aspectos de ecofisiologia e zoneamento agroecológico.  Serão oferecidas apenas 80 vagas para participação no evento. Os interessados podem acessar o site (www.cnpso.embrapa.br/cursodesoja), onde estão disponíveis os detalhes da programação e inscrição, ou ligarem para a F&B Eventos e Comunicação, empresa organizadora do curso, no telefone (43) 3025-5223. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. (Imprensa Embrapa Soja).

Conteúdos Relacionados