AGRÁRIA: Plantio de 100 mil mudas de árvores inicia nesta sexta-feira (21/09)
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21/09), a Agrária dá um exemplo de preservação do meio ambiente. A cooperativa inicia hoje o plantio de 100 mil mudas de árvores para a recomposição de matas a beira de cursos d'água em Entre Rios (localidade do município de Guarapuava/PR) e em outros lugares. O início do plantio ocorreu na manhã desta sexta-feira, durante cerimônia no Centro de Juventude, à margem do Arroio Vitória, com a presença de diretores da cooperativa, do vice-governador Orlando Pessuti, e de autoridades ambientais do Estado.
Mata Ciliar - A iniciativa marca também o retorno da Agrária ao Programa Estadual Mata Ciliar, do Governo do Paraná, que pretende plantar oito milhões de mudas nos principais rios do Estado com a participação de todos os 399 municípios paranaenses. A Agrária participou pela primeira vez do Programa em 2005. Na ocasião, alunos de Entre Rios ajudaram a plantar em torno de 3 mil mudas numa área do Horto Florestal também à margem do Arroio Vitória.
Preservação das águas - Na cerimônia ocorrida nesta sexta-feira, o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, e o chefe do escritório regional do IAP, Ildefonso Costa, falaram sobre a importância das matas ciliares para a preservação das águas. Também aconteceu o descerramento de uma placa comemorativa marcando a ocasião.
Áreas - Em seguida, numa área de 3 hectares, cerca de 120 alunos de 5 escolas de Entre Rios plantaram mudas num terreno já preparado pela cooperativa. Nos próximos meses, funcionários dos setores Unidade Florestal, Paisagismo e Gestão Ambiental da Agrária continuarão o trabalho em outros locais, como no Horto Florestal (0,5 hectare), Colônia Cachoeira (7 hectares), Colônia Socorro (3 hectares) e Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (3 hectares). O plantio abrangerá, ainda, terrenos de cooperados, o que ao final totalizará a quantidade de 100 mil mudas.
Conscientização - Para a cooperativa, tão importante quanto o plantio é chamar a atenção das pessoas para a questão das matas ciliares, conscientizando comunidade e produtores rurais em geral sobre a responsabilidade de preservar. (Com informações imprensa Agrária)