AGRÁRIA: Projeto ajudará associação que faz coleta de lixo seletiva em Entre Rios

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Diretores da Agrária, da BASF, representantes da associação dos catadores de Guarapuava e autoridades municipais e estaduais da área de meio ambiente realizaram na última segunda-feira (2/6), no barracão da associação de catadores, no distrito de Entre Rios, o lançamento de um projeto para a melhoria da coleta seletiva na localidade. Numa parceria, a BASF disponibiliza recursos de sua área social e a Agrária define as ações.

Como será feita a coleta - Na iniciativa, que começa a ser implantada gradualmente, prevê que cada uma das cinco principais comunidades do distrito será atendida por um catador, duas vezes por semana, e contará com um local para a centralização do lixo coletado. Um veículo percorrerá as comunidades para recolher e levar o material à central na colônia Vitória, de onde será enviado para a associação dos catadores em Guarapuava. A Agrária doará à central de Entre Rios uniformes, bonés, botas para a segurança na realização do trabalho de triagem e carrinhos para o recolhimento do lixo nas colônias. A Cooperativa também elaborou cartilhas, folders e banners para conscientização sobre a coleta seletiva. Com este material, a Prefeitura de Guarapuava realizará a divulgação do projeto na comunidade.

Importância para o meio ambiente - Ao se pronunciar sobre a ação, o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, disse ser importante que o projeto não apenas seja lançado, mas que tenha continuidade durante o tempo. O diretor Brasil da BASF, Eduardo Leduc, também ressaltou a importância da iniciativa e separação do lixo para o meio ambiente, afirmando que ninguém mais deseja ver as cenas de lixões repletos de materiais de diversos tipos, misturados, e que são nocivos ao meio ambiente. A presidente da associação dos catadores, Ana Rosa de Oliveira, agradeceu à Cooperativa e à empresa de agroquímicos e desejou que "Deus abençoe o projeto". Ela enfatizou que os catadores são uma categoria de pessoas carentes e que a separação do lixo os ajuda a viver e a manter a cidade mais limpa.

Lançamento - De acordo com a associação, atualmente, a central de separação de lixo de Entre Rios conta ajuda a 7 pessoas (4 nas ruas, no recolhimento dos materiais e 3 no trabalho interno de separação). O volume recolhido por mês gira em torno de 12 toneladas. Participaram do lançamento do projeto de apoio à coleta seletiva: diretores e profissionais de várias áreas da Agrária e diretores da BASF; o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal, Ireno Cichaczewski, representando o prefeito Fernando Carli; o diretor de Meio Ambiente, Milton Roseira; o chefe regional do IAP, Ildefonso Costa; e o coordenador da Agência de Águas, Mauro Batisttelli. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados