AGRÁRIA: WinterShow 2006 atinge objetivo do intercâmbio tecnológico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O WinterShow 2006 alcançou o objetivo de promover o debate e a difusão da tecnologia dos cereais de inverno. A avaliação é do coordenador do evento, o agrônomo Celso Wobeto, que na tarde de hoje, 23/10, fez um balanço da exposição técnica voltada aos cereais de inverno, promovida pela Cooperativa Agrária em Entre Rios (Guarapuava/PR), e encerrada na última sexta-feira à tarde. Calculando em torno de 1200 o total de participantes nos três dias do evento (somando-se público das palestras e das estações na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), o coordenador do evento informou que o público foi bem variado, com a presença de agricultores, alunos de cursos técnicos de agricultura e estudantes de agronomia vindos de Guarapuava, Ponta Grossa e Pato Branco, além de produtores de leite da região de Treze Tílias (SC), que utilizam rações da Agrária. Integrantes de outras cooperativas do Paraná e de produtores rurais da Argentina também participaram do WinterShow.

Planejamento - Wobeto comentou que a expectativa inicial era de um público de cerca de 500 pessoas por dia, o que corresponde a quase toda a capacidade do auditório do Centro Cultural Mathias Leh, onde ocorreram as palestras. Ele acrescentou que o modelo do WinterShow ainda está em discussão e disse que para os próximos anos a comissão organizadora poderá rever a programação, reduzindo-a para dois dias (em vez de três, como vem ocorrendo desde 2004), sem reduzir, no entanto, os investimentos em tecnologia para as parcelas experimentais apresentadas. O coordenador antecipou que a intenção é continuar a divulgar o evento em todo o Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. "Na nossa avaliação, o WinterShow estava bem divulgado, com todas as ferramentas que temos, como folders, cartazes, outdoors, rádio, TV e jornal", observou.

Palestras - Wobeto avaliou as palestras técnicas como um dos pontos altos, atingindo o objetivo de contribuir para a troca de informações tecnológicas sobre culturas de inverno: "Acho que fomos felizes. Todas as palestras foram de interesse, seja para produtores, técnicos ou estudantes". Ainda segundo ele, o Giro de Campo, tópico que mais interessa aos agricultores, também alcançou as expectativas, com 13 empresas demonstrando produtos e maquinário, ao lado de 5 estações da FAPA, onde pesquisadores da instituição abordaram vários temas em relação à produção de cereais de inverno. O coordenador do WinterShow sublinhou que a programação do Giro do Campo buscou valorizar e divulgar o trabalho da fundação, destinando 30 minutos a cada pesquisador. "Em eventos deste porte a FAPA tem a oportunidade de mostrar ao público, cooperados e produtores em geral, o trabalho desenvolvido aqui e os resultados que obtemos", explicou, acrescentando que as atualizações das pesquisas, de ano para ano, apontam para detalhes que sempre são importantes para quem produz culturas de inverno. "A cada safra, precisamos estudar coisas novas e o que já está estudado tem de ser imediatamente repassado para o produtor", disse. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados