AGRICULTURA: Paraná cria programa Trator Popular Solidário

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Edital do governo paranaense prevê a aquisição de 4 mil tratores até 2010 para o programa "Trator Popular Solidário e Implementos", da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A licitação, com a divulgação do vencedor, será dia 16. A Agência de Fomento do Paraná coordenará todo processo de cadastramento e financiamento dos agricultores interessados em participar do programa que irá colocar a disposição dos interessados dois modelos de tratores.

Financiamento - O primeiro lote será composto por tratores de 50 CV, cujo valor máximo não pode ultrapassar a R$ 45 mil. No segundo lote, de tratores com 75 CV, o valor máximo é de R$ 65 mil. O prazo máximo de financiamento é de 10 anos, sendo 2 anos de carência e 8 de amortização. Segundo o secretário de Agricultura, Valter Bianchini, o programa "Trator Solidário" tem foco na agricultura familiar tendo como premissa a sua inclusão no sistema econômico e social de forma competitiva e, sobretudo, o uso sustentável dos recursos naturais, disse. Para tanto, estabeleceu procedimentos de parceria com a sociedade organizada que responde pelo setor agropecuário, bem como com as instituições de governo cujas ações implicam na melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, disse.

Iniciativa - "O Programa Trator Popular Solidário e Implementos é um instrumento de apoio direto aos agricultores familiares de forma organizada. Possibilita a prática de parceria e da co-responsabilidade, além de funcionar como um dos alicerces da sua recuperação econômica de forma progressiva", disse o secretário. "O Paraná, com todo seu potencial, não tem mais como expandir suas áreas e o aumento de sua produção encontra-se condicionado ao aumento da produtividade. Daí, a importância deste programa, que além de democratizar a compra de tratores, vai ampliar a produção e agregar valores", completou. (Gazeta Mercantil)  

Conteúdos Relacionados