AGROINDÚSTRIA: Cooperativa é a maior envasadora de óleos do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com investimentos de R$ 1,5 milhão, realizado no último semestre, a Cocamar realizou modificações que modernizaram a unidade de envase de óleos e aumentaram a capacidade diária de produção de 18 mil caixas para 25 mil caixas. De acordo com o gerente da fábrica de óleo, Valdemar Cremoneis, a Cocamar tornou-se a maior envasadora de óleo em pet do Paraná, com previsão de produzir 7,2 milhões de caixas este ano, contra 5,6 milhões em 2006.

Demanda - As adequações realizadas, acrescenta, também foram necessárias para atender às demandas de mercado, às exigências da legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aos requisitos do SIGQ (Sistema Integrado de Gestão da Qualidade) e ainda atender à demanda na prestação de serviço para terceiros. "Refletem a nossa preocupação com a modernização e atualização de tecnologia da indústria", diz Cremoneis. Entre as principais mudanças estão adequações nas instalações e máquinas e aquisição de novos equipamentos. "Os visitantes agora têm uma visão de toda a área de envase, sendo possível acompanhar todo o processo", afirma José Francisco Moreira, supervisor de produção.

Eficiência - Em uma das linhas de envase, a antiga enchedora (máquina que enche os frascos com óleo) foi substituída por uma mais moderna, aumentando a capacidade de 6 mil para 12 mil frascos por/hora. Para melhorar a eficiência de produção também houve mudanças na esteira e foi adquirida uma encaixotadora automática, o que tornou a linha de produção totalmente automatizada. Na outra de linha de envase, vários componentes da enchedora foram trocados, aumentando sua eficiência. Investimentos na sopradora (máquina que sopra o ar dentro dos recipientes transformando-os em garrafas) ampliaram a capacidade de 8 mil para 17 mil frascos por hora, que junto com a instalação de um sistema aéreo de transporte de frascos, possibilita que estes sejam levados diretamente à enchedora, eliminando os antigos silos que armazenavam os frascos, com riscos destes amassarem.

Outras mudanças - Houve mudanças ainda na arquitetura interna da fábrica, sendo removidas divisórias de silos de frascos de PVC, passarelas e paredes desnecessárias. O forro e a iluminação de todo o envase foram trocados e instalados sistemas novos no ambiente para isolar o som. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados