AGROLEITE 2006: Torneio Leiteiro premia melhor da categoria com moto
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O 1º Torneio Leiteiro do Agroleite, que acontece de 8 a 11 de agosto no Parque de Exposições Dario Macedo, pretende atrair a atenção dos visitantes e valorizar o trabalho dos criadores. São 15 animais da raça holandesa inscritos, sendo 10 vacas e cinco novilhas concorrendo em duas categorias diferentes. A premiação da 'Categoria Vaca' será uma moto e, para a 'Categoria Novilha' um prêmio em dinheiro de R$ 1,5 mil. Também haverá premiação para o melhor tratador e melhor ordenhador com troféus. A Comissão Organizadora está se precavendo para que o torneio tenha a maior idoneidade possível. Segundo o coordenador de Produção Pecuária, Rogério Marcus Wolf, o torneio foi uma sugestão do Comitê Pecuário da Cooperativa Castrolanda. O torneio leiteiro segue um formato padrão de regras e exigências. "A intenção é mostrar que temos criadores com qualidade de rebanho de altíssima produção. É interessante ter a avaliação exterior do animal, na pista de julgamento; mas é importante mostrar o mérito genético da produção leiteira também", conta Wolf.
Ordenhas - As ordenhas serão realizadas mecanicamente e programadas a partir do processo chamado de 'esgota', que acontece às 7h do dia 8 de agosto, quando é retirado todo o leite do úbere da vaca. Depois da 'esgota', a 1ª Ordenha Oficial acontece às 15h, seguida da 2ª Ordenha Oficial, às 23h. No dia 9 de agosto, acontecem a 3ª, 4ª e 5ª Ordenhas Oficiais, às 7, 15 e 23 horas, respectivamente. Dia 10 de agosto, nos mesmos horários, acontecem a 6ª, 7ª e 8ª ordenhas. No último dia do torneio, a 9ª Ordenha Oficial, realizada às 7h da manhã fecha a seqüência de ordenha dos animais, que será feita através de sorteio, no momento que anteceder a 'esgota'. Essa mesma seqüência será utilizada até o final do torneio. Tudo será anotado em um quadro que poderá ser conferido pelos visitantes.
Depois da pesagem do leite, uma amostra é recolhida para análises de sólidos totais, densidade e crioscopia, conferindo seriedade ao evento. O trânsito de pessoas nos pavilhões será permitido até uma hora antes da ordenha e liberado uma hora depois do término. É importante destacar que qualquer barulho nos pavilhões durante as ordenhas oficiais atrapalha o 'desempenho' dos animais. Os animais que participarão do Torneio Leiteiro não necessitarão ter participado de julgamentos. (Assessoria de Imprensa do Agroleite 2006)