AGROLEITE: Novidades tecnológicas são destaque do evento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Começou em Castro, no centro-sul do Paraná, a 10ª Agroleite, uma das maiores feiras do país no setor. Este ano, as novidades tecnológicas são destaque. Os barracões do parque estão lotados. Cem criadores dos Estados do Sul e de São Paulo levaram 700 animais para a feira. "Temos como destaque esse ano a raça holandesa vermelha e branca, que é uma raça que não tinha julgamento no Brasil há vários anos e esse ano conseguimos trazer cerca de 60 animais, que vão participar na pista e ter julgamentos", explicou Sandro Hey, coordenador da feira.
Visitantes - A Agroleite recebe uma média de 40 mil visitantes a cada edição. É gente que vai apreciar a qualidade do rebanho e conhecer as novidades tecnológicas do setor. Cento e vinte empresas estão espalhadas pelo Parque Dario Macedo. São máquinas como a que faz o desmame dos bezerros. O sistema é automático. O computador reconhece o animal pelo chip que fica na orelha e controla quanto vai receber de leite e de ração.
Consumo - "Ele vai capacitando o bezerro para que consuma uma determinada quantidade de alimento com o passar das horas. Se a gente imaginar um leite com seis litros/dia de fornecimento, na metade do dia ele tem a possibilidade de consumir três litros. E assim até o final do dia", explicou o vendedor João Pedreira.
Programação - Além dos julgamentos, a programação da Agroleite tem ainda palestras técnicas e o leilão de elite, que será nesta quinta-feira (11/08). "A expectativa é ótima. Todo ano, a gente vem com força para participar dessas feiras. Dá um resultado em âmbito nacional", disse Flávio Madureira, promotor de vendas. A Agroleite, em Castro, termina no sábado (14/08). O evento é promovido pela cooperativa Castrolanda. (Globo Rural)