AGROLEITE: Presidente da Castrolanda destaca os números recordes do evento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A edição de 2007 do Agroleite superou as expectativas, porém, também aumentou a responsabilidade dos organizadores em manter nos próximos anos a qualidade do evento. Esta é a avaliação que Frans Borg, presidente da Castrolanda, cooperativa responsável pela realização do Agroleite, fez ao final do evento. De acordo com ele, todos os números registrados ficaram acima do esperado. Em relação ao público, por exemplo, mais de 50 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Dario Macedo durante os cinco dias do Agroleite. Já o volume de negócios também foi bastante expressivo: R$ 9 milhões. “O Agroleite aconteceu num momento muito bom para a cadeia leiteira, e isto se refletiu no evento”, afirma.

Vencedores – Realizado de 14 a 18 de agosto, o Agroleite contou com a participação de 120 empresas nacionais e multinacionais, e 90 criadores, os quais trouxeram para o evento 700 animais das raças holandesa, jersey, pardo-suíça e simental, A campeã suprema do Agroleite 2007 foi da raça holandesa, de Claudio Humberto Brenner, de Imbituva. O prêmio foi uma viagem ao Canadá, oferecida pela Semex, onde o criador irá conhecer uma das maiores feiras de leite do mundo em novembro. A média geral do Leilão Elite foi de R$ 8.700,00 com um total de 31 animais comercializados. No Torneio Leiteiro, o animal vencedor foi Fini Mathie Storm Nette 2917, de Jose Helio de Souza, de Minas Gerais, com uma produção de 93,06kg. Participaram neste ano 110 empresas expositoras, 700 animais das raças holandesa, jersey, pardo-suíça e simental.

Convênios  - Frans Borg destacou ainda que o Agroleite foi bastante prestigiado por representantes do setor agropecuário e autoridades, entre as quais, o governador Roberto Requião. Também foi palco de acontecimentos importantes como a assinatura de dois convênios que irão beneficiar o setor leiteiro da região de Castro. O primeiro foi assinado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Emater, Prefeitura de Castro e Castrolanda, e visa promover o desenvolvimento do pequeno produtor do município. O segundo foi assinado pela Secretaria de Comunicação e Castrolanda, e vai resultar na elaboração de um vídeo da cadeia produtiva da região para ser veiculado da TV Educativa. “Será uma divulgação muito importante, porque irá destacar a importância social e econômica da cooperativa que, atualmente, responde pela produção de 380 mil litros de leite por dia e registra um crescimento anual em torno de 8% a 9%”, diz.

Conteúdos Relacionados