AGRONEGÓCIO: Agregação de valor nas cadeias produtivas é tema de evento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O encontro "Agregação de valor nas cadeias produtivas da economia brasileira" está sendo realizado nesta sexta-feira (18/06), no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, com a participação de cerca de 50 lideranças do agronegócio brasileiro. O evento é promovido pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA) em parceria com a Klein &Associados. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é co-patrocinadora do evento, com a participação do secretário executivo Renato Nóbile. Também estão participando representantes das organizações estaduais de cooperativas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, entre eles, Robson Mafioletti, analista da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar.
Abertura - De acordo com ele, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, fez a abertura do evento realizando um balanço das políticas públicas do governo federal de apoio às indústrias brasileiras. O ministro citou a recente medida publicada no Diário Oficial da União com a devolução de 50% dos créditos tributários retidos nas exportações brasileiras, a questão do contencioso do algodão com os EUA, entre outros assuntos.
Temática - O encontro é fundamentalmente voltado a discutir os desafios de competitividade do agronegócio e da economia brasileira. Em relação ao crédito, Mafioletti informa que o economista Roberto Troster falou sobre os custos elevados, a quantidade insuficiente de recursos e política cambial, com câmbio apreciado o que reduz a competitividade do setor do agronegócio. "A liberação para que as empresas e pessoas em geral possam ficar de posse do dólar para fazer o câmbio no momento mais oportuno do ponto de vista das empresas foi uma das sugestões interessantes apresentadas pelo economista", disse o analista da Ocepar.
Carga tributária - Também foi citada a elevada carga tributária, mas com variável dependente do elevado gasto público e muitas vezes de qualidade duvidosa. "Enfim, os projetos em discussão no Congresso Nacional vão esperar mais algum tempo até se chegar num pacto nacional sobre as questões relacionadas a reforma tributária", acrescentou Mafioletti.
Logística - Segundo ele, o encontro evidenciou como a logística tem sido inadequada para os produtos do agronegócio, com baixos investimentos, o que, no curto prazo, deverá representar um enorme gargalo para o setor, conforme noticiado na Folha de São Paulo desta quinta-feira, mostrando os problemas que vem ocorrendo no Porto de Santos.
Programação - No período da tarde, a discussão continua com palestras do Ícone. O profissional André Meloni Nassar vai tratar sobre valor agregado e a industrialização, entre outras apresentações.