ÁLCOOL: Ministro abre a safra 2006/07 de cana-de-açúcar na Cocamar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, participa nesta quarta-feira (01/003) às 15h00, no município paranaense de São Tomé, região de Maringá, da abertura da safra de cana-de-açúcar do Centro-Sul, ciclo 2006/07. A Destilaria Cocamar, com 12 mil hectares de área plantada, está programada para produzir 72 milhões de litros este ano. Será a primeira unidade produtora de álcool do País a entrar em atividade. Nas próximas semanas, várias outras, dos Estados do Paraná, Mato Grosso e São Paulo, estarão começando a moagem da safra. O governo acredita que com a antecipação da produção de 850 milhões de litros até o final de abril, o País afastará o risco de desabastecimento de álcool.

Autoridades - O evento de hoje (01/03), em São Tomé, reúne vários outros representantes do governo federal e também lideranças do setor sucroalcooleiro e do cooperativismo. Participam da solenidade o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e o presidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Única), Eduardo Pereira de Carvalho. A Única representa mais de 80% da produção de álcool do País. O ministro desembarca às 14h30 em Cianorte, vindo de Pradópolis-SP, em avião fretado. Seguirá imediatamente para uma área de colheita mecânica de cana, nas imediações da destilaria, que fica a 14 quilômetros. O evento de abertura da safra acontecerá defronte à destilaria, onde a expectativa é que aproximadamente mil pessoas estejam aguardando pelas autoridades.

Programa - A programação prevê que irão se pronunciar, além do ministro Rodrigues, o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, o presidente da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar), Anísio Tormena, o presidente da Única, Eduardo Pereira de Carvalho, e o representante do governo estadual. O Paraná é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do País. Segundo a Alcopar, a produção estadual deverá crescer 15% em relação ao que estava previsto no ciclo anterior, prejudicado em função da seca ocorrida no início de 2005. Foram colhidas 26,5 milhões de toneladas. A projeção para o período 2006/07 é de uma safra superior a 35 milhões de toneladas. (Cocamar Notícias)

Conteúdos Relacionados